Dança de salão para idosos: estratégia de educação em saúde

Carola Rosas, Débora de Souza Santos, Nathália Aparecida do Nascimento, Ana Railka de Souza Oliveira-Kumakura

Resumo


Objetivo: relatar a experiência de desenvolvimento da oficina de dança de salão associada às ações de educação em saúde e envelhecimento saudável. Método: trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, de um projeto de extensão desenvolvido na grade curricular de uma disciplina do curso de pós-graduação. Resultados: realizaram-se cinco oficinas. Realizou-se, na primeira oficina, um diagnóstico inicial a partir das demandas surgidas e no questionário de Índice de Vulnerabilidade clínico funcional. Trataram-se os temas: benefícios da dança de salão, memória e alimentação saudável. Sincronizaram-se, em cada momento educativo, música e dança, e seguiu-se das aulas práticas de dança. Constatou-se que a idade dos participantes (n=33) variou de 51 a 80 anos, 76% sendo com mais de 60 anos e 90,9% sendo mulheres. Conclusão: destaca-se que a união da dança de salão e da educação como um só valoriza a participação do idoso como figura ativa em seu contexto sociocultural e pode transformar-se uma potente estratégia para promover o envelhecimento ativo. Descritores: Envelhecimento Saudável; Promoção da Saúde; Cuidado de Enfermagem; Educação; Atividades de Lazer; Enfermagem em Saúde Comunitária. 

Abstract

Objective: to report the experience of developing ballroom dance workshops associated with actions in health education and healthy aging. Method: descriptive, experience-report type study, of an extension project developed in the curriculum of a subject of the post-graduate course. Results: five workshops were carried out. In the first workshop, there was an initial diagnosis from the demands arising and the questionnaire of functional clinical Vulnerability Index. The following themes were addressed: benefits of ballroom dance, memory and healthy eating. Every moment of education synchronized music and dance and was followed by the practical dancing lessons. The participants’ age (n=33) varied from 51 to 80 years, with 76% aged over 60 years and 90.9% women. Conclusion: the union of ballroom dance and education as one values the participation of elderly people as active figures in their sociocultural context and can become a powerful strategy to promote active aging. Descriptors: Healthy Aging; Health Promotion; Nursing Care; Education; Leisure Activities; Community Health Nursing. 

Resumen

Objetivo: reportar la experiencia de desarrollo de talleres de danza de salón asociadas a las acciones de educación en salud y envejecimiento saludable. Método: se realizó un estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia, de un proyecto de extensión, desarrollado en el programa de estudios de una disciplina del curso de posgrado. Resultados: se realizaron cinco talleres. El primer taller fue un diagnóstico inicial de las demandas surgidas y un cuestionario clínico funcional del Índice de Vulnerabilidad. Se abordaron los temas:  beneficios de la danza de salón, memoria y nutrición saludable. Cada momento de la educación sincronizó música y danza y fue seguido por las enseñanzas prácticas de la danza. La edad de los participantes (n=33) varió de 51 a 80 años, el 76% con más de 60 años y el 90,9% son mujeres. Conclusión: la unión de danza de salón y educación como una sola valorizó la participación de los ancianos como figura activa en su contexto sociocultural y puede convertirse en una poderosa estrategia para promover el envejecimiento activo. Descriptores: Envejecimiento Saludable; Promoción de la Salud; Atención de Enfermería; Educación; Actividades Recreativas; Enfermería en Salud Comunitaria


Palavras-chave


Envelhecimento Saudável; Promoção da Saúde; Cuidado de Enfermagem; Educação; Atividades de Lazer; Enfermagem em Saúde Comunitária

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2020.243886



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