EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARBOVIROSES NO CONTEXTO ESCOLAR

Cícera Viviane Pereira, Sabrina Alaide Amorim Alves, Cicera Luciana Silva Sobreira, Maria do Socorro Vieira Lopes

Resumo


Objetivo: analisar as práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental com a temática das arboviroses no contexto escolar. Método: estudo qualitativo, realizado em escolas do ensino fundamental. Fizeram parte do estudo 23 participantes. Use-se para coletar dados uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pelo software IRAMUTEQ e para análise de conteúdos textuais foram utilizados como técnicas da Classificação Hierárquica Descendente . Resultados: os achados foram divididos em cinco classes que exibiram os principais recursos e fragilidades apresentados para a realização de atividades relacionadas a arboviroses, caracterização de ações, planejamento e parcerias de pesquisas nessas atividades, e por final de exibição das principais técnicas utilizadas nas escolas sobre educação ambiental. Conclusão: percebe-se a importância da inserção da temática de saúde ambiental no contexto escolar, usando a identificação de práticas voltadas para a prevenção de arboviroses.


Palavras-chave


Saúde Ambiental. Arboviroses. Escola. Promoção da Saúde

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.244683



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