O planejar docente: relato sobre uso de métodos ativos no ensino de enfermagem

Amanda Cordeiro de Oliveira Carvalho, Jaqueliny Rodrigues Soares, Evanira Rodrigues Maia, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Maria do Socorro Vieira Lopes, Karla Jimena Araújo de Jesus Sampaio

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência de uma atividade de avaliação do uso de metodologias ativas em disciplinas da graduação em Enfermagem. Método: estudo descritivo e crítico-reflexivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por mestrandas e docentes do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem de uma universidade pública do interior do Ceará, nos meses de maio a agosto de 2014. Resultados: as atividades de avaliação consistiram nas seguintes etapas: fundamentação teórica; leitura crítica do plano de ensino; debate em pequenos grupos; preenchimento de formulário de verificação didático-pedagógica; análise do plano de ensino com base em questões norteadoras; seminário temático; e feedback por parte dos docentes. Conclusão: a vivência da atividade fortaleceu os conhecimentos acerca dos métodos problematizadores de ensino, despertou a reflexão sobre o planejamento na prática docente e contribuiu para desconstruir um “olhar” limitado sobre o processo de ensino-aprendizagem, antes norteado pela formação tradicional das participantes. Descritores: Ensino; Planejamento; Educação em Enfermagem; Instituições Acadêmicas.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of an assessment activity of using active methods in graduation courses in Nursing. Method: descriptive and critical-reflective study, type experience report developed by Master´s students and faculty of the Academic Master´s Degree in Nursing from a public university in the state of Ceará, in the months from May to August 2014. Results: the activities evaluation consisted of the following steps: theoretical basis; critical reading of the syllabus; discussion in small groups; filling didactic-pedagogic verification forms; analysis of the teaching plan based on guiding questions; Thematic Seminar; and feedback from teachers. Conclusion: the experience of activity strengthened knowledge about teaching problem-solving methods; it aroused the consideration of planning in teaching practice and contributed to deconstruct a “look” limited on the process of teaching and learning, first guided by the traditional training of participants. Descriptors: Education; Planning; Nursing Education; Academic Institutions.

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia de una actividad de evaluación del uso de metodologías activas en disciplinas de la graduación en Enfermería. Método: estudio descriptivo y crítico-reflexivo, del tipo relato de experiencia, desarrollado por alumnos de maestría y docentes del Curso de Maestría Académico en Enfermería de una universidad pública del interior de Ceará, en los meses de mayo a agosto de 2014. Resultados: las actividades de evaluación consistieron en las siguientes etapas: fundamentación teórica; lectura crítica del plano de enseñanza; debate en pequeños grupos; completar el formulario de verificación didáctico-pedagógica; análisis del plano de enseñanza con base en preguntas guiadoras; seminario temático; y feedback por parte de los docentes. Conclusión: la vivencia de la actividad fortaleció los conocimientos acerca de los métodos problemáticos de enseñanza; despertó la reflexión sobre el planeamiento en la práctica docente y contribuyó para deconstruir un “ver” limitado sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje, antes guiado por la formación tradicional de las participantes. Descritores: Enseñanza; Planeamiento; Educación en Enfermería; Instituciones Académicas.


Palavras-chave


Ensino; Planejamento; Educação em Enfermagem; Instituições acadêmicas

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i4a11121p1332-1338-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios