Desenvolvimento de uma cartilha para a promoção do autocuidado na hanseníase

Rosa Maria Grangeiro Martins, Ítala Keane Rodrigues Dias, Cicera Luciana da Silva Sobreira, Kelly Fernanda Silva Santana, Rhavena Maria Gomes Sousa Rocha, Maria do Socorro Vieira Lopes

Resumo


Objetivo: apresentar o desenvolvimento de uma cartilha educativa para a promoção do autocuidado na hanseníase. Método: trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em que se realizou o desenvolvimento da cartilha em quatro etapas: (1ª) elaborou-se e submeteu-se o projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa; (2ª) buscaram-se, na literatura, conhecimentos existentes a respeito do tema; (3ª) realizou-se uma roda de conversa com pessoas com hanseníase acompanhadas em um Centro de Dermatologia e de Doenças Infecciosas; (4ª) elaboraram-se o conteúdo, roteiro, ilustrações e diagramação para a cartilha. Resultados: emergiu-se uma categoria temática a partir da roda de conversa “Conteúdos para uma cartilha de autocuidado na hanseníase”, considerando-se as principais dúvidas, dificuldades e necessidades dos participantes do estudo. Intitulou-se a cartilha “Como cuidar do corpo na hanseníase”, a qual se apresenta em 36 páginas, com dimensão de 210x148,5mm, impressa em papel couché fosco de 150g/m2. Conclusão: conclui-se que a cartilha desenvolvida é um material educativo elaborado de modo participativo que tem o potencial de contribuir para a promoção do autocuidado na hanseníase. Descritores: Hanseníase; Tecnologia Educacional; Autocuidado; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.

Abstract

Objective: to present the development of an educative booklet for self-care promotion in leprosy. Method: this is a descriptive study, of the experience-report type, with the development of the booklet in four stages: (1st) elaboration and submission of the project to the Research Ethics Committee; (2nd) search, in literature, for existing knowledge on the subject; (3rd) wheel of conversation with people with leprosy accompanied at a Center of Dermatology and Infectious Diseases; (4th) development of the content, guide, graphics and layout for the booklet. Results: thematic category emerged from the wheel of conversation “Content for a self-care booklet in leprosy”, considering the main doubts, difficulties and needs of the study participants. The booklet title was “How to take care of the body in leprosy”, with 36 pages, sized 210x148.5mm, printed in couche paper matte 150g/m2. Conclusion: the booklet developed is an educational material prepared in a participatory manner with the potential to contribute to self-care promotion in leprosy. Descriptors: Leprosy; Educational Technology; Self-Care; Health Promotion; Health Education; Primary Health Care.

Resumen

Objetivo: presentar el desarrollo de una cartilla educativa para la promoción del auto cuidado en la lepra. Método: este es un estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia, con el desarrollo de la cartilla en cuatro etapas: (1ª) elaboración y sumisión del proyecto al Comité de Ética e Investigación; (2ª) búsqueda, en la literatura, del conocimiento existente sobre el tema; (3ª) rueda de conversación con las personas con lepra acompañadas en un Centro de Dermatología y Enfermedades Infecciosas; (4ª) desarrollo del contenido, del guion, de los gráficos y del diseño de la cartilla. Resultados: emergió una categoría temática a partir de la rueda de conversación “Contenido de una cartilla para el auto cuidado en la lepra”, considerándose las principales dudas, dificultades y necesidades de los participantes del estudio. La cartilla fue titulada “Cómo cuidar del cuerpo en la lepra”, que se presenta en 36 hojas, con un tamaño de 210x148,5mm, impresa en papel couché mate 150g/m2. Conclusión: se concluye que la cartilla desarrollada es un material didáctico elaborado en forma participativa que tiene el potencial de contribuir a la promoción del auto-cuidado en la lepra. Descriptores: Lepra; Tecnología Educacional; Autocuidado; Promoción de la Salud; Educación en Salud; Atención Primaria de Salud.


Palavras-chave


Hanseníase; Tecnologia Educacional; Autocuidado; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.239873



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