Gestão hospitalar e educação permanente: um estudo descritivo e exploratório

Sandra Marcia Alves Medeiros, Mônica Villela Gouvêa

Resumo


RESUMO

Objetivos: investigar a Educação Permanente em Saúde, como ferramenta de gestão, em um centro cirúrgico de um hospital público universitário de grande porte situado no município do Rio de Janeiro (RJ), Brasil; contribuir para a reflexão sobre ações educativas dirigidas aos trabalhadores, com enfoque na gestão hospitalar. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com participantes gestores, docentes e trabalhadores da assistência que tiverem, pelo menos, um ano de pleno exercício profissional no centro cirúrgico. Os dados serão coletados a partir de entrevistas norteadas por um roteiro semiestruturado, transcritas e submetidas à técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática. Resultados esperados: contribuir para uma nova abordagem de gestão, em centro cirúrgico, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde. Descriptores: Gestão em Saúde; Recursos Humanos; Educação Continuada em Enfermagem; Centros Cirúrgicos; Hospitais Universitários; Hospitais Públicos.

ABSTRACT

Objectives: to investigate Permanent Education in Health, as a management tool, in a surgical center of a large public university hospital located in the city of Rio de Janeiro (RJ), Brazil; contribute to the reflection on educative actions directed to the workers, focusing on the hospital management. Method: it is a qualitative, descriptive and exploratory study, with managers, teachers and care workers who have at least one year of full professional practice in the surgical center. The data will be collected from interviews guided by a semi-structured script, transcribed and submitted to the Content Analysis technique, in the Thematic Analysis modality. Expected results: to contribute to a new management approach, in a surgical center, from the perspective of Permanent Education in Health. Descriptors: Health Management; Human Resources; Education Nursing Continuing; Surgicenters; Hospitals, University; Hospitals, Public.

RESUMEN

Objetivos: investigar la Educación Permanente en Salud, como herramienta de gestión, en un centro quirúrgico de un hospital público universitario de gran porte, situado en el municipio de Río de Janeiro (RJ), Brasil; contribuir a la reflexión sobre acciones educativas dirigidas a los trabajadores, con enfoque en la gestión hospitalaria. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, con participantes gestores, docentes y trabajadores de la asistencia que tengan, al menos, un año de pleno ejercicio profesional en el centro quirúrgico. Los datos serán recolectados a partir de entrevistas guiadas por un guión semiestructurado, transcritas y sometidas a la técnica de Análisis de Contenido, en la modalidad Análisis Temático. Resultados esperados: contribuir a un nuevo enfoque de gestión, en centro quirúrgico, en la perspectiva de la Educación Permanente en Salud. Descriptores: Gestión en Salud; Recursos Humanos; Educación Continua en Enfermería; Centros Quirúrgicos; Hospitales Universitarios; Hospitales Públicos.


Palavras-chave


Gestão em Saúde; Recursos Humanos; Educação Continuada em Enfermagem.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a25182p5150-5152-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios