Situações–problema de pacientes com diabetes mellitus: desenvolvendo competências para a prática profissional dos enfermeiros

Juliane da Silveira Jasmim, Gisella de Carvalho Queluci

Resumo


RESUMO

Objetivo: elaborar situações-problema de pacientes com Diabetes Mellitus. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Serão realizados dois grupos com os pacientes diabéticos para promover o autocuidado e dois com os enfermeiros visando ao desenvolvimento de suas competências. A coleta de dados será baseada no Arco de Marguerez. Resultados esperados: proporcionar, aos pacientes, conhecimentos sobre a doença que os auxiliem diariamente e que se desenvolvam competências, aos enfermeiros, que permitam nortear a assistência desses pacientes. Descritores: Diabetes Mellitus; Estratégia de Saúde da Família; Educação em Saúde; Educação Baseada em Competências; Atenção Primária à Saúde; Competência Profissional.

ABSTRACT

Objective: to elaborate problem situations of patients with Diabetes Mellitus. Method: qualitative, descriptive and exploratory study. Two groups will be performed with the diabetic patients to promote self-care and two with the nurses aiming to develop their skills. Data collection will be based on the Marguerez Arch. Expected results: to provide patients with knowledge about the disease that helps them daily and to develop skills, to the nurses, to guide the care of these patients. Descriptors: Diabetes Mellitus; Family Health Strategy; Health Education; Competency-Based Education; Primary Health Care; Professional Competence.

RESUMEN

Objetivo: elaborar situaciones-problema de pacientes con Diabetes Mellitus. Método: estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio. Se realizarán dos grupos con los pacientes diabéticos para promover el autocuidado y dos con los enfermeros para el desarrollo de sus competencias. La recolección de datos se basará en el Arco de Marguero. Resultados esperados: proporcionar, a los pacientes, conocimientos sobre la enfermedad que los ayuden en el día a día y que se desarrollen competencias, a los enfermeros, que permitan orientar la asistencia de esos pacientes. Descriptores: Diabetes Mellitus; Estrategia de Salud Familiar; Educación em Salud; Educación Basada en Competencias; Atención Primaria de Salud; Competencia Profesional.


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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i11a25183p4524-4528-2017



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