Auditor nurse’s importance in qualification of the nurse care

Patrícia Mirapalhete Pereira, Paulo Petry, Adrize Rutz Porto, Maira Buss Thofehrn

Resumo


ABSTRACT

Objective: to assess the opinion of nurses about the importance of the nurse auditor qualification of care. Methodology: it’s a qualitative research, descriptive and exploratory, developed with seven nurses in a hospital large, after approval by the Committee Research Ethics of Santa Casa de Misericordia de Pelotas, under protocol 048/2008. Data were collected through semi-structured interview in October and November 2008. Data analysis was thematic. Results: the respondents indicated that the auditor assesses customer satisfaction and services provided by the institution to the qualification of assistance, but they haven’t identified the importance of education in service. Conclusion: we can see that from the moment it is known the performance of the nurse auditor, he has a major influence on the team, maintains control of nursing records and materials necessary for the proper performance of services rendered to the client. The spokesperson stressed the quality of education in nursing, working with the nurse and his team with purpose of putting them, making sure that the client provides a qualified service, innovating the context of services education in the hospitals. Descriptors: nursing audit; credentialing; education, nursing, continuing; hospital care; working environment; nursing, team; patient care management.

RESUMO

Objetivo: verificar a opinião dos enfermeiros quanto à importância do enfermeiro auditor na qualificação da assistência. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida com sete enfermeiros assistenciais em uma instituição hospitalar de grande porte, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, sob protocolo 048/2008. Os dados foram coletados em entrevista semi-estruturada, de outubro a novembro de 2008. A análise dos dados foi temática. Resultados: os pesquisados mencionaram que o auditor avalia a satisfação do cliente e os serviços prestados pela instituição para a qualificação da assistência, porém não identificaram a importância da educação em serviço. Conclusão: percebe-se que a partir do momento em que é conhecida a atuação do enfermeiro auditor, ele dispõe de importante influência sobre a equipe, mantém controle dos registros de enfermagem e dos materiais necessários para o bom desempenho dos serviços prestados ao cliente. Esse profissional acentua a qualidade da educação em enfermagem, atuando junto ao enfermeiro e sua equipe, com propósito de instrumentalizá-los, certificando-se que o cliente disponibilizará de uma assistência qualificada, inovando o contexto de educação em serviço nas instituições hospitalares. Descritores: auditoria de enfermagem; qualificação profissional; educação continuada em enfermagem; assistência hospitalar; ambiente de trabalho; equipe de enfermagem; administração dos cuidados ao paciente.

RESUMEN

Objetivo: evaluar la opinión de las enfermeras acerca de la importancia de la cualificación del auditor enfermera de la atención. Metodologia: es una investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, desarrollado con siete enfermeras en un gran hospital, después de la aprobación por la Ética en la Investigación de la Santa Casa de Misericordia de Pelotas, protocolo 048/2008. Los datos fueron recolectados a través de semi-estructuradas, en octubre y noviembre de 2008. Análisis de datos fue temática. Resultados: los encuestados indicaron que el auditor desarrolla la evaluación de la satisfacción del cliente y los servicios prestados por la institución para cualificación de la asistencia, pero no identificaron la importancia de la educación en servicio. Conclusión: se puede ver que desde el momento que se conoce el desempeño del auditor enfermera, que tiene una gran influencia en el equipo, mantiene el control de los registros de enfermería y los materiales necesarios para la correcta ejecución de los servicios prestados al cliente. El portavoz hizo hincapié en la calidad de la educación en enfermería, en colaboración con la enfermera y su equipo con el propósito de ponerlos, asegurándose de que el cliente de prestar un servicio cualificado, innovando el contexto de la educación en los servicios de los hospitales. Descriptores: auditoria de enfermería; habilitación profesional; educación continua en enfermería; atención hospitalaria; ambiente de trabajo; grupo de enfermería; manejo de atención al paciente.

 


Palavras-chave


auditoria de enfermagem; qualificação profissional; educação continuada em enfermagem; assistência hospitalar; ambiente de trabalho; equipe de enfermagem; administração dos cuidados ao paciente

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.644-7078-1-LE.0402201008



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