Humor: a holistic care and a promoting children's health

Autores

  • Helena Maria Guerreiro José Universidade Católica Portuguesa, European Academy of Nursing Sciences (Scholar)

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i10a7500p2551-2555-2012

Palavras-chave:

senso de humor e humor, bem-estar, criança, saúde holística, terapêutica

Resumo

Objetivo: Refletir sobre a importância do humor na vida da criança. Método: Usa-se um método reflexivo e analítico, baseado em literatura e que parte das seguintes questões: Existe um vínculo entre humor e saúde infantil? Que papel o humor tem na vida das pessoas? E na vida das crianças, concretamente? Resultados: Humor na vida das crianças?... Algo que é facilmente aceitável, comentado nos contextos da saúde, mas cujo valor terapêutico ainda não é indubitavelmente reconhecido. Não raras vezes se ouve dizer “… levam o humor aos serviços de Pediatria” contudo continua inconsistente a argumentação do valor terapêutico do humor, dos seus benefícios fisiológicos,  relacionais, entre outros. Os profissionais de saúde, que cuidam de crianças e adolescentes, têm um lugar singular na vida destas e das suas famílias, já que se cruzam em tempos de grande vulnerabilidade. Essas fases são geradoras de grande instabilidade e ansiedade, onde a perda de confiança e de controle dos sentimentos de impotência surgem a todo instante.Conclusão: O humor é uma ação de valor inegável, uma necessidade humana básica, um modo de aumentar o horizonte do olhar, uma forma própria de transformar a realidade, interpretar, criar perspectivas e promover o maior bem-estar possível da criança ou adolescente.

Biografia do Autor

Helena Maria Guerreiro José, Universidade Católica Portuguesa, European Academy of Nursing Sciences (Scholar)

Professora da Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, na Universidade Católica Portuguesa, Portugal, Doutorada em Enfermagem com distinção e louvor, Diretora do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Membro da Comissão Pedagógica do Doutorado em Enfermagem da Universidade Católica PortuguesaCurrículo totalmente disponível em http://vivendocomhumor.blogspot.com/Professora do Mestrado em Saúde Comunitária da Escola Superior de Saúde de Bejahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4311335Z3

Publicado

06/16/2012

Como Citar

JOSÉ, Helena Maria Guerreiro. Humor: a holistic care and a promoting children’s health. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 6, n. 10, p. 2551–2555, 2012. DOI: 10.5205/1981-8963-v6i10a7500p2551-2555-2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/7500. Acesso em: 5 jul. 2026.