Sequelas neurológicas: elaboração de um manual de orientação para o cuidado em saúde

Magáli Costa Oliveira, Amália de Fátima Lucena, Isabel Cristina Echer

Resumo


RESUMO

Objetivo: descrever as etapas da elaboração do manual intitulado Sequelas Neurológicas: orientações para pacientes e familiares. Método: estudo de desenvolvimento que apresenta a metodologia utilizada na construção do manual. As etapas consistiram em: elaboração do projeto, seleção de conteúdos do cuidado aos pacientes com acidente vascular encefálico, elaboração do manual piloto, revisão e qualificação da linguagem, ilustrações, layout, avaliação das sugestões e finalização do manual. Os pesquisadores contaram com 20 participantes para qualificar o manual. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo n° 06-428. Resultados: foram apresentados o conceito de doença neurológica/implicações, cuidados com a pele, higiene e conforto, mobilizações, alimentação/hidratação, preparo do ambiente domiciliar e comunicação.  Conclusão: entende-se que um manual educativo propicia o autocuidado e a reabilitação do paciente ao subsidiar a orientação verbal fornecida pelos profissionais da saúde. Além disso, o desenvolvimento de material instrucional permite qualificar a prática clínica no processo de orientação para o cuidado em saúde. Descritores: Educação em Saúde; Manuais; Enfermagem; Acidente Vascular Encefálico.

ABSTRACT

Objective: describing the steps in the preparation of the manual titled Neurological Sequels: guidelines for patients and families. Method: a development study that presents the methodology used in the construction of the manual. The steps were: project design, selection of content of care for patients with stroke, the pilot manual drafting, reviewing and qualifying language, graphics, layout, review the suggestions and finalization of the manual. The researchers counted 20 participants to qualify the manual. The project was approved by the Research Ethics Committee, Protocol 06-428. Results: there were showed the concept of neurological / implications disease, skin care, health and comfort, mobilization, nutrition / hydration , preparing the home environment and communication. Conclusion: It is understood that an educational manual provides self-care and patient rehabilitation to subsidize the verbal guidance provided by health professionals. Furthermore, the development of the instructional material allows qualifying clinical practice in the guidance for the health care process. Descriptors: Health Education; Manuals; Nursing; Stroke.

RESUMEN

Objetivo: describir las etapas del desarrollo del manual titulado Secuelas Neurológicas: guía para los pacientes y sus familias. Método: estudio de desarrollo que presenta la metodología utilizada en la construcción del manual. Los pasos fueron: el diseño del proyecto, la selección de los contenidos de la atención para los pacientes con accidente cerebrovascular, la elaboración del manual piloto, la revisión y el lenguaje de clasificación, gráficos, diseño, evaluación de las sugerencias y finalización del manual. Los investigadores contaron 20 participantes para calificar el manual. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética de la Investigación, Protocolo 06-428. Resultados: se presentaron el concepto de enfermedad neurológica / implicaciones, cuidado de la piel, higiene y comodidad, la movilización, la nutrición / hidratación,  preparo  del ambiente del hogar y de la comunicación. Conclusión: se entiende que un manual educativo proporciona el auto-cuidado y la rehabilitación del paciente para apoyar la orientación verbal proporcionada por los profesionales de la salud. Por otra parte, el desarrollo de material didáctico permite la práctica clínica de calificación en la guía para el proceso de atención de la salud. Descriptores: Educación para la Salud; Manuales; Enfermería; Accidente Cerebrovascular.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Manuais; Enfermagem; Acidente Vascular Encefálico

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i6a9850p1597-1603-2014



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