Integração ensino-serviço no contexto da saúde da família: relato de experiência

Flavia Pedro dos Anjos Santos, Maristella Santos Nascimento, Aline Vieira Simões, Daniela Márcia Néri Sampaio, Vanda Palmarella Rodrigues

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar sobre a percepção das docentes envolvidas no processo de integração ensino-serviço vivenciada na implementação da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I de Enfermagem nas Equipes de Saúde da Família. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência das cinco docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, desenvolvido em cinco Equipes de Saúde da Família, no período de fevereiro a outubro de 2011. Resultados: a integração entre acadêmicos e trabalhadores das Equipes de Saúde da Família possibilitou conhecer os determinantes sociais de saúde que interferem no processo saúde-doença e norteiam a produção do cuidado, entretanto, observamos a fragilidade na resolutividade das necessidades de saúde dos usuários, da efetivação da referência e contrarreferência e da articulação intersetorial. Conclusão: essa experiência contribuiu para a aproximação da teoria-prática na formação dos acadêmicos de enfermagem e desenvolvimento das habilidades que atendam às demandas da produção integral do cuidado. Descritores: Enfermagem; Saúde da Família; Ensino.

ABSTRACT

Objective: to report on the perception of professors involved in the teaching-service integration process experienced during the implementation of the discipline Supervised Curricular Internship I in Nursing for Family Health Teams. Method: this was a descriptive case report study including five professors from the Undergraduate Nursing School at the Bahia Southwestern State University developed in five Family Health Teams, from February to October of 2011. Results: the integration between academics and workers in Family Health Teams made it possible to meet the social determinants of health that interfere in the health-disease process and guide the production of care; however, we observed the fragility in the efficaciousness of the users' health needs, in reference and counter-reference effectiveness, and inter-sector articulation. Conclusion: this experience contributed to the approximation of the theory-practice in the training of nursing academics and skills development that meet the demands of an integral production of care.  Descriptors: Nursing; Family Health; Teaching.

RESUMEN

Objetivo: presentar el estudio sobre la percepción de las docentes envueltas en el proceso de integración eneñanza-servicio, ocurrida en la implementación de la asignatura Pasantía Curricular Supervisada I de Enfermería en Equipos de Salud Familiar. Metodología: estudio descriptivo, com relato de experiencia de las cinco docentes del Curso de Grado em Enfermería de la Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, desarrollado en cinco Equipos de Salud Familiar, en el período entre febrero y octubre 2011. Resultados: la integración entre académicos y trabajadores de los Equipos de Salud Familiar hizo posible conocer los determinantes sociales de salud que intervienen en el proceso salud-enfermedad y guían la producción de la atención. Sin embargo, observamos la debilidad em la resolutividad de necesisades de salud de los usuarios, de la eficacia de referencia y contrareferencia y de la articulación intersectorial. Conclusión: la experiencia contribuyó para la aproximación de la teoría-práctica a la formación de los académicos de enfermería y al desarrollo de las habilidades que atiendan las demandas de la producción integral del cuidado. Descriptores: Enfermería; Salud Familiar; Enseñanza.


Palavras-chave


Enfermagem; Saúde da família; Ensino.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i7a9901p2180-2185-2014



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios