Estratégias para a implantação da sistematização da assistência de enfermagem em um hospital universitário

Lucio Jose Vieira, Márcia Eller Miranda Salviano, Leonor Gonçalves, Tânia Couto Machado Chianca, Daclé Vilma Carvalho, Tatiane Batista Nascimento

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência de implementação de um modelo assistencial de enfermagem em um hospital universitário. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, de um projeto de intervenção no qual estratégias metodológicas e de implantação foram operacionalizadas. Para a capacitação da equipe de enfermagem, foram realizadas oficinas de divulgação do projeto e estudos sobre a Teoria das Necessidade Humanas Básicas. Foram feitas revisões teórico-práticas com os enfermeiros sobre as técnicas de anamnese e de exame físico, elaboração de diagnósticos, prescrição e evolução de enfermagem. Resultados: foram implantadas quatro etapas do processo de enfermagem: histórico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem. A utilização do modelo assistencial continua sendo um desafio para a equipe de enfermagem na instituição, pela transformação do processo de trabalho desta nas unidades. Conclusão: observou-se adesão satisfatória dos membros da equipe  resultando em maior autonomia e satisfação pessoal e profissional por parte dos enfermeiros e técnicos de enfermagem envolvidos. Descritores: Processos de Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Classificação; Cuidados de Enfermagem; Educação em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to report on the implementation experience of a care model of nursing in a university hospital. Method: descriptive study, experience narrative type, of an intervention project in which methodological strategies and of deployment have been operationalized. For the training of nursing staff, a project workshops and studies on the Theory of Basic Human Need were done. Practical-theoretical revisions were made with the attendants about the techniques of anamnesis and physical examination, elaboration of diagnoses, prescription and nursing developments. Results: four steps of the nursing process were deployed: history, diagnosis, prescription and nursing developments. The use of the care model remains a challenge for the nursing staff in the institution, the transformation of the process of this work in the units. Conclusion: there was satisfactory adhesion of team members resulting in greater autonomy and personal and professional satisfaction of nurses and nursing technicians involved. Descriptors: Nursing Processes; Nursing Theory; Classification; Nursing Care; Education in Nursing.

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia de implementación de un modelo asistencial de enfermería en un hospital universitario. Método: estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, de un proyecto de intervención en el cual estrategias metodológicas y de implantación fueron implementadas. Para la capacitación del equipo de enfermería, fueron realizados talleres de divulgación del proyecto y estudios sobre la Teoría de las Necesidades Humanas Básicas. Fueron hechas revisiones teórico-prácticas con los enfermeros sobre las técnicas de anamnesis y de exámenes físicos, elaboración de diagnósticos, prescripción y evolución de enfermería. Resultados: fueron implantadas cuatro etapas del proceso de enfermería: histórico, diagnóstico, prescripción y evolución de enfermería. La utilización del modelo asistencial continúa siendo un desafío para el equipo de enfermería en la institución, por la transformación del proceso de trabajo de esta en las unidades. Conclusión: se observó adhesión satisfactoria de los miembros del equipo  resultando en mayor autonomía y satisfacción personal y profesional por parte de los enfermeros y técnicos de enfermería envueltos. Descriptores: Procesos de Enfermería; Teoría de Enfermería; Clasificación; Cuidados de Enfermería; Educación en Enfermería.


Palavras-chave


Processos de Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Classificação; Cuidados de Enfermagem; Educação em Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i7a9902p2186-2193-2014



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