Sistema IBGE de Recuperação Automática de Dados: orientações para uso e o ensino-aprendizagem em geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.251781Palavras-chave:
Sidra, IBGE, ensino, Geografia, tecnologias.Resumo
O Sistema IBGE de Recuperação Automática, doravante o uso do acrônimo SIDRA, é utilizado como fonte de dados estatísticos, compreendendo indicadores de trabalho e rendimento, agropecuária, indústria, comércio, serviços, população e recursos naturais. Todavia, apesar de ser bem conhecido e utilizado na área técnica e na pesquisa, o SIDRA ainda é pouco utilizado no ambiente de sala de aula, especialmente no contexto do seu potencial de acesso aos dados e de elaboração de tabelas, gráficos e mapas que, oportunamente, podem (e devem) ser utilizados como recursos didáticos em sala de aula. Assim, o presente trabalho indica as possibilidades do uso do Sistema IBGE de Recuperação Automática de Dados (SIDRA) no ensino de Geografia ao longo do Ensino Fundamental. A metodologia envolveu a capacitação para manuseio da plataforma e consulta e análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a proposição de percursos didáticos. Nos resultados, inicialmente são demonstradas as orientações gerais para utilização da plataforma SIDRA IBGE, e, na sequência, apresentadas as habilidades indicadas pela BNCC para a Geografia que podem ser exploradas por meio do SIDRA a partir de percursos didáticos. Evidencia-se que a plataforma SIDRA se mostra como um formidável recurso de ensino-aprendizagem, sobretudo por possibilitar o encaminhamento da aprendizagem para não apenas pela simples busca de dados e informações, mas ao prover o uso de recursos multimídias para construção de conhecimentos científicos e de fornecer a prática da investigação científica para compreensão de sua realidade.
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