IBGE automatic data recovery system: guidelines for use and for teaching-learning in geography
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.251781Keywords:
SIDRA, IBGE, teaching, Geography, techonologiesAbstract
The IBGE Automatic Recovery System, henceforth using the acronym SIDRA, is used as a source of statistical data, relatedto indicators of work and income, agriculture, industry, commerce, services, population and natural resources. However, despite being well known and used in the technical area and in research, SIDRA is still little used in the classroom environment, especially in the context of its potential for accessing data and preparing tables, graphsand mapsthat, in due course, they can (and should) be used as teaching resources in the classroom. Thus, the present work indicates the possibilities of using the IBGE Automatic Data Recovery System (SIDRA) in the teaching of Geography throughout Elementary School. The methodology involved training for handling the platform and consultation and document analysis of the Common National Curriculum Base (BNCC). The results initially demonstrate the general guidelines for using the SIDRA IBGE platform, and then the skills indicated by the BNCC for Geography that can be explored through SIDRA from didactic pathways proposed by the authors of the work. It is evident that the SIDRA platform is shown as a formidable teaching-learning resource, especially because it allows the forwarding of learning to not only thesimple search for data and information, but also by providing the use of multimedia resources to build scientific and to provide the practice of scientific investigation to understand its reality.
References
ASCENÇÃO, V. de O. R.; VALADÃO, R. C.; SILVA, P. A. da. Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do raciocínio geográfico. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 34-51, 2018.
CASTELLAR, S. M. V.; DE PAULA, I. R. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, v. 10, n. 19, p. 294–322, 2020.
CALLAI, H. C. A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Anekumene, v. 1, p. 128-139, 2011.
CALLAI, H. C. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, v. 70, p. 9-30, 2018
CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, L. de S. Concepções Teórico-metodológicas da Geografia escolar no mundo contemporâneo e abordagens no ensino. In: Dalben, A.; Diniz J.; Leal, L. Santos, L. (Org.). Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
CAVALCANTI, L. de S. Ensinar geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 193-203, out. 2011.
CAVALCANTI, L. de S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
DUARTE, R. G. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos na educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 187-206, 2017.
JOHNSON, S. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
MARTINELLI, M. Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 21 - 34, 2008.
OLIVEIRA, L. A. P. de; SIMOES, C. C. da S. O IBGE e as pesquisas populacionais. Rev. bras. estud. popul., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-302, 2005.
OLIVEIRA, L. de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: USP, 1978.
OLIVEIRA, I. J. de; ROMÃO, P. de A. 2 ed. A linguagem dos mapas: cartografia ao alcance de todos. Goiânia: Editora da UFG, 2021. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19766. Acesso em 10/09/2021.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação e alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, R. D. de (org.). Cartografia Escolar. 2 ed. p.71-93. São Paulo: Contexto, 2014.
SOUZA, J. G.; KATUTA, A. M. Geografia e conhecimentos cartográficos: a cartografia na renovação. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.
WURMAN, R. S. Ansiedade de informação 2: um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo: Editora de Cultura, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Diego Tarley Ferreira Nascimento, Ítalo Rodrigues Antunes, Guilherme de Oliveira Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.