Cineclube LECgeo: a experiência cineclubista na geografia e no desenvolvimento do raciocínio geográfico
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264176Parole chiave:
Cineclubismo, ensino de geografia, Cineclube LECgeo, imagens, cinemaAbstract
O presente trabalho busca compreender o mundo das imagens pela experiência do cinema no Cineclube LECgeo, localizado na Universidade Federal de Pernambuco. O exercício de ver filmes e debatê-los fomenta a imaginação geográfica ao ponto em que nos situamos num jogo de posições entre o campo visível e o metafórico. Na escola, alicerçada pela lei 13.006/2014, em que cada unidade de ensino deve exibir duas horas de produção audiovisual brasileira por mês, a mediação das imagens em movimento com as competências e habilidades presentes na BNCC coloca o docente sob o desafio de promover a interação entre os conhecimentos científicos com os dispositivos imagéticos para tornar o acesso ao conhecimento um exercício prazeroso e humano ao respeitar as capacidades de cada estudante. Neste sentido, o desenvolvimento do raciocínio geográfico sob mediação do filme possibilita o atravessamento pelas imagens de cinema e a descoberta de si enquanto sujeito e profissional. Para isso, percorremos com um breve histórico da criação e realização de sessões do Cineclube LECgeo como proposta metodológica na compreensão do espaço geográfico. Ao fim, discutimos o papel da imagem na construção do raciocínio geográfico, onde a partilha de sensibilidades através dos pressupostos estéticos e políticos dos sujeitos são necessários para o fazer geográfico.
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