Cineclube LECgeo: a experiência cineclubista na geografia e no desenvolvimento do raciocínio geográfico

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264176

Schlagworte:

Cineclubismo, ensino de geografia, Cineclube LECgeo, imagens, cinema

Abstract

O presente trabalho busca compreender o mundo das imagens pela experiência do cinema no Cineclube LECgeo, localizado na Universidade Federal de Pernambuco. O exercício de ver filmes e debatê-los fomenta a imaginação geográfica ao ponto em que nos situamos num jogo de posições entre o campo visível e o metafórico. Na escola, alicerçada pela lei 13.006/2014, em que cada unidade de ensino deve exibir duas horas de produção audiovisual brasileira por mês, a mediação das imagens em movimento com as competências e habilidades presentes na BNCC coloca o docente sob o desafio de promover a interação entre os conhecimentos científicos com os dispositivos imagéticos para tornar o acesso ao conhecimento um exercício prazeroso e humano ao respeitar as capacidades de cada estudante. Neste sentido, o desenvolvimento do raciocínio geográfico sob mediação do filme possibilita o atravessamento pelas imagens de cinema e a descoberta de si enquanto sujeito e profissional. Para isso, percorremos com um breve histórico da criação e realização de sessões do Cineclube LECgeo como proposta metodológica na compreensão do espaço geográfico. Ao fim, discutimos o papel da imagem na construção do raciocínio geográfico, onde a partilha de sensibilidades através dos pressupostos estéticos e políticos dos sujeitos são necessários para o fazer geográfico.

Autor/innen-Biografien

Pietro Renato Félix de Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco

Emanuel Felix Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco

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Veröffentlicht

2024-10-02

Zitationsvorschlag

Queiroz, P. R. F. de, & Fernandes, E. F. (2024). Cineclube LECgeo: a experiência cineclubista na geografia e no desenvolvimento do raciocínio geográfico. Revista De Geografia, 41(3), 82–103. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264176