A paisagem dos museus de imigrantes holandeses a partir de um sistema de criação de signos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.259384

Mots-clés :

museus, paisagens, Nova Geografia Cultural

Résumé

Os museus de imigrantes holandeses são locais de compartilhamento das trajetórias e memórias por meio das paisagens construídas. As estruturas de ordem simbólica se destacam enquanto campo de importância para estudo na Nova Geografia Cultural em razão de estarem repletas de símbolos e significados que se conectam com um imaginário materializado nessas paisagens museológicas. A partir disso, o estudo objetiva analisar a paisagem cultural presente nos museus da imigração holandesa enquanto um sistema de significados que permite que seja interpretada e lida enquanto texto. A operacionalização do trabalho consistiu no acesso a documentos dos museus Parque Histórico de Carambeí e do Centro Cultural de Castrolanda, do primeiro se analisou o Manual do Monitor, o Catálogo Institucional e a Cartilha Pedagógica, já do segundo foi estudado a Cartilha Institucional. Para as interpretações das paisagens foi utilizado o sistema de criação de signos debatidos por Duncan (2004) e também o proposto por Gomes (2013) sobre o ponto de vista, composição e exposição contidas em registros fotográficos. As interpretações foram guiadas pelos símbolos de representação respectivos aos conceitos formadores das colônias de imigrantes holandeses, sendo eles o ‘trabalho’, a ‘educação’, o ‘cooperativismo’ e a ‘religião’. Portanto, a análise destes símbolos oportuniza a compreensão dos significados que permeiam essas paisagens e sua constante reprodução, valorizando e exaltando a cultura e os costumes dos pioneiros holandeses, fazendo dessa narrativa histórica uma forma potencial de consumo turístico.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Cristina Costa Siqueira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Bruna Iara Lorian Chagas, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Brendo Francis Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Almir Nabozny, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publié-e

2024-01-10

Comment citer

Siqueira, A. C. C., Chagas, B. I. L., Carvalho, B. F., & Nabozny, A. (2024). A paisagem dos museus de imigrantes holandeses a partir de um sistema de criação de signos. Revista De Geografia, 40(3), 50–73. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.259384

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Rubrique

Artigo Científico