A paisagem dos museus de imigrantes holandeses a partir de um sistema de criação de signos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.259384

Palavras-chave:

museus, paisagens, Nova Geografia Cultural

Resumo

Os museus de imigrantes holandeses são locais de compartilhamento das trajetórias e memórias por meio das paisagens construídas. As estruturas de ordem simbólica se destacam enquanto campo de importância para estudo na Nova Geografia Cultural em razão de estarem repletas de símbolos e significados que se conectam com um imaginário materializado nessas paisagens museológicas. A partir disso, o estudo objetiva analisar a paisagem cultural presente nos museus da imigração holandesa enquanto um sistema de significados que permite que seja interpretada e lida enquanto texto. A operacionalização do trabalho consistiu no acesso a documentos dos museus Parque Histórico de Carambeí e do Centro Cultural de Castrolanda, do primeiro se analisou o Manual do Monitor, o Catálogo Institucional e a Cartilha Pedagógica, já do segundo foi estudado a Cartilha Institucional. Para as interpretações das paisagens foi utilizado o sistema de criação de signos debatidos por Duncan (2004) e também o proposto por Gomes (2013) sobre o ponto de vista, composição e exposição contidas em registros fotográficos. As interpretações foram guiadas pelos símbolos de representação respectivos aos conceitos formadores das colônias de imigrantes holandeses, sendo eles o ‘trabalho’, a ‘educação’, o ‘cooperativismo’ e a ‘religião’. Portanto, a análise destes símbolos oportuniza a compreensão dos significados que permeiam essas paisagens e sua constante reprodução, valorizando e exaltando a cultura e os costumes dos pioneiros holandeses, fazendo dessa narrativa histórica uma forma potencial de consumo turístico.

Biografia do Autor

Ana Cristina Costa Siqueira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Bruna Iara Lorian Chagas, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Brendo Francis Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Almir Nabozny, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

10.01.2024

Como Citar

Siqueira, A. C. C., Chagas, B. I. L., Carvalho, B. F., & Nabozny, A. (2024). A paisagem dos museus de imigrantes holandeses a partir de um sistema de criação de signos. Revista De Geografia, 40(3), 50–73. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.259384

Edição

Seção

Artigo Científico