Transformações no ensino de geografia: o papel das tecnologias emergentes

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264302

Schlagworte:

Inteligências Artificiais, Educação 4.0, letramento digital, geografia escolar

Abstract

A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na transformação da sociedade, impactando profundamente diversos setores, inclusive a educação. No contexto educacional, a IA oferece novas possibilidades para personalizar o ensino e tornar o processo de aprendizagem mais interativo e eficiente, especialmente no ensino de Geografia. O uso dessas tecnologias permite não apenas uma melhor compreensão dos fenômenos geográficos, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas entre os alunos. No entanto, a implementação da IA na educação enfrenta desafios, como a adaptação às diferentes formas de aprendizagem e a necessidade de uma infraestrutura tecnológica robusta. O desenvolvimento da "Educação 4.0" é uma das principais abordagens do artigo, sugerindo que a IA pode ser fundamental para preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico. Embora reconheça o potencial transformador da IA, o texto enfatiza que a tecnologia deve ser uma ferramenta de apoio e não o foco central da educação. Além disso, a importância do letramento digital dos professores é destacada como essencial para que possam integrar as tecnologias de maneira eficaz e crítica. Conclui-se que, apesar do potencial da IA, ainda existem barreiras, como a necessidade de infraestrutura tecnológica e formação contínua dos educadores. A integração eficaz da IA depende de políticas que abordem essas questões estruturais para garantir que a inovação tecnológica realmente beneficie o processo educacional.

Autor/innen-Biografien

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPE)

Ronaldo Antônio Ramos Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO/UFPE). Colaborador no Laboratório de Ensino de Geografia e profissionalização docente (LEGEP) do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE (DCG/UFPE)

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Veröffentlicht

2025-07-17

Zitationsvorschlag

Santos, F. K. S. dos, & Ramos Filho, R. A. (2025). Transformações no ensino de geografia: o papel das tecnologias emergentes. Revista De Geografia, 42(2), 178–191. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264302