O potencial da Realidade Virtual (VR) para aprimorar a aprendizagem nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264778Schlagworte:
realidade virtual, tecnologia educacional, habilidades práticas, conteúdos virtuais, inovação pedagógicaAbstract
Este artigo investiga o uso da Realidade Virtual (VR) como ferramenta pedagógica em aulas de Geografia, com foco na confecção e utilização de óculos VR pelos próprios alunos. O papel crescente dessa tecnologia no ambiente educacional evidencia seu potencial para proporcionar experiências de aprendizagem mais interativas. A construção dos óculos VR utilizou materiais acessíveis, como placas de EVA e garrafas PET para as lentes, seguindo o modelo do Google Cardboard. Participaram 30 alunos, organizados em equipes, o que favoreceu a colaboração e o desenvolvimento de habilidades práticas durante a montagem. Após a confecção, os alunos usaram os óculos para explorar conteúdos geográficos virtuais, como paisagens e monumentos históricos, permitindo uma avaliação da eficácia dessa tecnologia no aprendizado. A maioria dos alunos relatou maior engajamento e interesse nas aulas, especialmente devido à visualização de conceitos complexos de maneira prática e interativa. No entanto, foram identificados desafios, como desconforto no uso prolongado dos óculos e dificuldades na criação de lentes eficientes. Apesar dessas limitações, o uso da VR se mostrou eficaz para aprimorar a compreensão dos conteúdos e promover habilidades como o trabalho em equipe e a resolução de problemas. A realidade virtual é uma ferramenta promissora para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, com potencial para transformar o ambiente educacional, desde que se superem os desafios técnicos e sejam aprimorados os recursos de mídia utilizados.
Literaturhinweise
ALLCOAT, D.; VON MÜHLENEN, A. Learning in virtual reality: effects on performance, emotion and engagement. Research in Learning Technology, v. 26, p. 2140-2153, 2018. http://doi.org/10.25304/rlt.v26.2140.
BHUTORIA, A. Personalized education and artificial intelligence in the United States, China, and India: a systematic review using a human-in-the-loop model. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 3, p. 100068-100086, 2022. http://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100068.
CHANG, C.-Y.; KUO, H.-C.; DU, Z. The role of digital literacy in augmented, virtual, and mixed reality in popular science education: a review study and an educational framework development. Virtual Reality, v. 27, n. 3, p. 2461-2479, 2023. http://doi.org/10.1007/s10055-023-00817-9.
CHEN, R.; ARMIJO, P. R.; KRAUSE, C.; SIU, K. C.; OLEYNIKOV, D. A comprehensive review of robotic surgery curriculum and training for residents, fellows, and postgraduate surgical education. Surgical Endoscopy, v. 34, n. 1, p. 361-367, 2019. http://doi.org/10.1007/s00464-019-06775-1.
CHEN, Y. L. The effects of virtual reality learning environment on student cognitive and linguistic development. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 25, n. 4, p. 637-646, 2016. http://doi.org/10.1007/s40299-016-0293-2.
CHUANG, T.-F.; CHOU, Y.-H.; PAI, J.-Y.; HUANG, C.-N.; BAIR, H.; PAI, A.; YU, N.-C. Using virtual reality technology in biology education. The American Biology Teacher, v. 85, n. 1, p. 23-32, 2023. http://doi.org/10.1525/abt.2023.85.1.23.
ELKOUBAITI, H.; MRABET, R. How are augmented and virtual reality used in smart classrooms? Proceedings of the 2Nd International Conference on Smart Digital Environment, p. 189-196, 2018. http://doi.org/10.1145/3289100.3289131.
FILATRO, A. Educação a distância e tecnologias aplicadas à educação. 1. ed. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2021. v. 1, 104p.
FURTADO, G. R.; NUNES, R. C. O uso da realidade virtual no processo de ensino-aprendizagem da reação de combustão. Revista Ciência & Ideias, v. 12, n. 1, p. 175-190, 2021. http://doi.org/10.22047/2176-1477/2021.v12i1.1319.
Google. Google Cardboard: Virtual Reality (VR) Headset. 2017. Disponível em: https://vr.google.com/cardboard/. Acesso em: 01/07/2023.
GUTIERREZ, N. The ballad of morton heilig: on vr's mythic past. Journal of Cinema and Media Studies, v. 62, n. 3, p. 86-106, 2023. http://doi.org/10.1353/cj.2023.0027.
HAO, J.; YAO, Z.; HARP, K.; GWON, D. Y.; CHEN, Z.; SIU, K.-C. Effects of virtual reality in the early-stage stroke rehabilitation: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Physiotherapy Theory and Practice, p. 1-20, 2022. http://doi.org/10.1080/09593985.2022.2094302.
KAMIŃSKA, D.; SAPIŃSKI, T.; WIAK, S.; TIKK, T.; HAAMER, R.; AVOTS, E.; HELMI, A.; OZCINAR, C.; ANBARJAFARI, G. Virtual reality and its applications in education: survey. Information, v. 10, n. 10, p. 318-338, 2019. http://doi.org/10.3390/info10100318.
KARI, T.; KOSA, M. Acceptance and use of virtual reality games: an extension of hmsam. Virtual Reality, v. 27, n. 3, p. 1585-1605, 2023. http://doi.org/10.1007/s10055-023-00749-4.
LA PLATA, A. R. M.; FRANCO, Pablo A. C.; SÁNCHEZ, J. A. R. Applications of virtual and augmented reality technology to teaching and research in construction and its graphic expression. Sustainability, v. 15, n. 12, p. 9628- 9647, 2023. http://doi.org/10.3390/su15129628.
LEE, S. E.; CHEN, D.; CHIGULLAPALLY, N.; CHUNG, S.; LEE, A. L.; RAMOS, A.; SHRAVAH, V.; RICO, T.; YOUN, M.; NGUYEN, D. The future of virtual feality and deep learning in visual field testing. Emerging Advancements for Virtual and Augmented Reality in Healthcare, p. 233-248, 2022. http://doi.org/10.4018/978-1-7998-8371-5.ch014.
LIAO, C.-H. D.; WU, W.-C. V.; GUNAWAN, V.; CHANG, T.-C. Using an augmented-reality game-based application to enhance language learning and motivation of elementary school EFL students: a comparative study in rural and urban areas. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 33, n. 2, p. 307-319, 2023. http://doi.org/10.1007/s40299-023-00729-x.
LIN, Y.-H.; LIN, H.-C. K.; WANG, T.-H.; WU, C.-H. Integrating the STEAM-6E model with virtual reality instruction: the contribution to motivation, effectiveness, satisfaction, and creativity of learners with diverse cognitive styles. Sustainability, v. 15, n. 7, p. 6269-6286, 2023. http://doi.org/10.3390/su15076269.
MERCHANT, Z.; GOETZ, E. T.; CIFUENTES, L.; KEENEY-KENNICUTT, W.; DAVIS, T. J. Effectiveness of virtual reality-based instruction on students’ learning outcomes in K-12 and higher education: a meta-analysis. Computers & Education, v. 70, p. 29-40, 2014. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.07.033.
MESA-GRESA, P.; GIL-GÓMEZ, H.; LOZANO-QUILIS, J. A.; GIL-GÓMEZ, J. Effectiveness of virtual reality for children and adolescents with autism spectrum disorder: an evidence-based systematic review. Sensors, v. 18, n. 8, p. 2486-2501, 2018. http://doi.org/10.3390/s18082486.
MOGLIA, A.; FERRARI, V.; MORELLI, L.; FERRARI, M.; MOSCA, F.; CUSCHIERI, A. A systematic review of virtual reality simulators for robot-assisted surgery. European Urology, v. 69, n. 6, p. 1065-1080, 2016. http://doi.org/10.1016/j.eururo.2015.09.021.
PETKOV, T.; MITKOVA, M.; SURCHEV, S.; POPOV, S.; TODOROV, M.; SOTIROVA, E.; SOTIROV, S.; BOZOV, H.; MINKOV, M.; TANKOV, I. An application of virtual reality technology in education. 2019 29Th Annual Conference of the European Association for Education in Electrical and Information Engineering (Eaeeie), p. 1-7, 2019. http://doi.org/10.1109/eaeeie46886.2019.9000415.
RADIAH, R.; MÄKELÄ, V.; PRANGE, S.; RODRIGUEZ, S. D.; PIENING, R.; ZHOU, Y.; KÖHLE, K.; PFEUFFER, K.; ABDELRAHMAN, Y.; HOPPE, M. Remote VR Studies: a framework for running virtual reality studies remotely via participant-owned hmds. Acm Transactions on Computer-Human Interaction, v. 28, n. 6, p. 1-36, 2021. http://doi.org/10.1145/3472617.
REHMAN, M. S. U.; ABOUELKHIER, N.; SHAFIQ, M. T. Exploring the effectiveness of immersive virtual reality for project scheduling in construction education. Buildings, v. 13, n. 5, p. 1123-1141, 2023. http://doi.org/10.3390/buildings13051123.
RUIZ, M. Laser cut Google CardBoard. 2014. Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:540474/files. Acesso em: 01/07/2023.
SANTILLAN JR., R. How to make a virtual reality headset. 2016. Disponível em: https://maker.pro/custom/projects/diy-virtual-reality-headset. Acesso em: 01/07/2023.
SOLER, A. H.; NICOLÁS, A. M. B.; MAXIMIANO, R. F.; GALLEGO, S. M. Development of social and environmental competences of teachers in training using sound and visual landscape. Education Sciences, v. 13, n. 6, p. 593-624, 2023. http://doi.org/10.3390/educsci13060593.
THAMPAN, A.; RAZAK, A.; ABHAY, K.; AKASH, R.; MANU, M. Evolution of Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR). International Journal of Research Publication and Reviews, v. 4, n. 4, p. 5449-5454, 2023.
VARINLIOĞLU, G. Understanding virtual reality applications in digital heritage through teos. Megaron / Yıldız Technical University, Faculty of Architecture E-Journal, v. 15, n. 1, p. 161-170, 2020. http://doi.org/10.14744/megaron.2019.85619.
WANG, X.; YOUNG, G. W.; PLECHATÁ, A.; GUCKIN, C. M.; MAKRANSKY, G. Utilizing virtual reality to assist social competence education and social support for children from under-represented backgrounds. Computers & Education, v. 201, p. 104815-10481518, 2023. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2023.104815.
XIA, X.; PAN, Y. Interactive relationships in the future of virtual reality. Lecture Notes in Computer Science, p. 222-230, 2022. http://doi.org/10.1007/978-3-031-21707-4_17.
YUAN, L. Regarding the immersion of VR, what do we need to do to make it better? Highlights in Science, Engineering and Technology, v. 39, p. 121-130, 2023. http://doi.org/10.54097/hset.v39i.6511.
ZHU, Z.; LIU, Z.; ZHANG, Y.; ZHU, L.; HUANG, J.; VILLANUEVA, A. M.; QIAN, X.; PEPPLER, K.; RAMANI, K. LearnIoTVR: an end-to-end virtual reality environment providing authentic learning experiences for internet of things. Proceedings of the 2023 Chi Conference on Human Factors in Computing Systems, n. 447, p. 1-17, 2023. http://doi.org/10.1145/3544548.3581396.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Luís Roberto Cavalcanti da Silva, Thomaz de Souza Nino

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.