O potencial da Realidade Virtual (VR) para aprimorar a aprendizagem nas aulas de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264778

Palavras-chave:

realidade virtual, tecnologia educacional, habilidades práticas, conteúdos virtuais, inovação pedagógica

Resumo

Este artigo investiga o uso da Realidade Virtual (VR) como ferramenta pedagógica em aulas de Geografia, com foco na confecção e utilização de óculos VR pelos próprios alunos. O papel crescente dessa tecnologia no ambiente educacional evidencia seu potencial para proporcionar experiências de aprendizagem mais interativas. A construção dos óculos VR utilizou materiais acessíveis, como placas de EVA e garrafas PET para as lentes, seguindo o modelo do Google Cardboard. Participaram 30 alunos, organizados em equipes, o que favoreceu a colaboração e o desenvolvimento de habilidades práticas durante a montagem. Após a confecção, os alunos usaram os óculos para explorar conteúdos geográficos virtuais, como paisagens e monumentos históricos, permitindo uma avaliação da eficácia dessa tecnologia no aprendizado. A maioria dos alunos relatou maior engajamento e interesse nas aulas, especialmente devido à visualização de conceitos complexos de maneira prática e interativa. No entanto, foram identificados desafios, como desconforto no uso prolongado dos óculos e dificuldades na criação de lentes eficientes. Apesar dessas limitações, o uso da VR se mostrou eficaz para aprimorar a compreensão dos conteúdos e promover habilidades como o trabalho em equipe e a resolução de problemas. A realidade virtual é uma ferramenta promissora para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, com potencial para transformar o ambiente educacional, desde que se superem os desafios técnicos e sejam aprimorados os recursos de mídia utilizados.

Biografia do Autor

Luís Roberto Cavalcanti da Silva, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Mestre em Ciências Ambientais, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Thomaz de Souza Nino, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Especialista em Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia, Faculdade FACUMINAS de Pós-Graduação

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Publicado

09.06.2025

Como Citar

Silva, L. R. C. da, & Nino, T. de S. (2025). O potencial da Realidade Virtual (VR) para aprimorar a aprendizagem nas aulas de Geografia. Revista De Geografia, 42(1), 198–217. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264778

Edição

Seção

Artigo Científico