O potencial da Realidade Virtual (VR) para aprimorar a aprendizagem nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264778Parole chiave:
realidade virtual, tecnologia educacional, habilidades práticas, conteúdos virtuais, inovação pedagógicaAbstract
Este artigo investiga o uso da Realidade Virtual (VR) como ferramenta pedagógica em aulas de Geografia, com foco na confecção e utilização de óculos VR pelos próprios alunos. O papel crescente dessa tecnologia no ambiente educacional evidencia seu potencial para proporcionar experiências de aprendizagem mais interativas. A construção dos óculos VR utilizou materiais acessíveis, como placas de EVA e garrafas PET para as lentes, seguindo o modelo do Google Cardboard. Participaram 30 alunos, organizados em equipes, o que favoreceu a colaboração e o desenvolvimento de habilidades práticas durante a montagem. Após a confecção, os alunos usaram os óculos para explorar conteúdos geográficos virtuais, como paisagens e monumentos históricos, permitindo uma avaliação da eficácia dessa tecnologia no aprendizado. A maioria dos alunos relatou maior engajamento e interesse nas aulas, especialmente devido à visualização de conceitos complexos de maneira prática e interativa. No entanto, foram identificados desafios, como desconforto no uso prolongado dos óculos e dificuldades na criação de lentes eficientes. Apesar dessas limitações, o uso da VR se mostrou eficaz para aprimorar a compreensão dos conteúdos e promover habilidades como o trabalho em equipe e a resolução de problemas. A realidade virtual é uma ferramenta promissora para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, com potencial para transformar o ambiente educacional, desde que se superem os desafios técnicos e sejam aprimorados os recursos de mídia utilizados.
Riferimenti bibliografici
ALLCOAT, D.; VON MÜHLENEN, A. Learning in virtual reality: effects on performance, emotion and engagement. Research in Learning Technology, v. 26, p. 2140-2153, 2018. http://doi.org/10.25304/rlt.v26.2140.
BHUTORIA, A. Personalized education and artificial intelligence in the United States, China, and India: a systematic review using a human-in-the-loop model. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 3, p. 100068-100086, 2022. http://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100068.
CHANG, C.-Y.; KUO, H.-C.; DU, Z. The role of digital literacy in augmented, virtual, and mixed reality in popular science education: a review study and an educational framework development. Virtual Reality, v. 27, n. 3, p. 2461-2479, 2023. http://doi.org/10.1007/s10055-023-00817-9.
CHEN, R.; ARMIJO, P. R.; KRAUSE, C.; SIU, K. C.; OLEYNIKOV, D. A comprehensive review of robotic surgery curriculum and training for residents, fellows, and postgraduate surgical education. Surgical Endoscopy, v. 34, n. 1, p. 361-367, 2019. http://doi.org/10.1007/s00464-019-06775-1.
CHEN, Y. L. The effects of virtual reality learning environment on student cognitive and linguistic development. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 25, n. 4, p. 637-646, 2016. http://doi.org/10.1007/s40299-016-0293-2.
CHUANG, T.-F.; CHOU, Y.-H.; PAI, J.-Y.; HUANG, C.-N.; BAIR, H.; PAI, A.; YU, N.-C. Using virtual reality technology in biology education. The American Biology Teacher, v. 85, n. 1, p. 23-32, 2023. http://doi.org/10.1525/abt.2023.85.1.23.
ELKOUBAITI, H.; MRABET, R. How are augmented and virtual reality used in smart classrooms? Proceedings of the 2Nd International Conference on Smart Digital Environment, p. 189-196, 2018. http://doi.org/10.1145/3289100.3289131.
FILATRO, A. Educação a distância e tecnologias aplicadas à educação. 1. ed. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2021. v. 1, 104p.
FURTADO, G. R.; NUNES, R. C. O uso da realidade virtual no processo de ensino-aprendizagem da reação de combustão. Revista Ciência & Ideias, v. 12, n. 1, p. 175-190, 2021. http://doi.org/10.22047/2176-1477/2021.v12i1.1319.
Google. Google Cardboard: Virtual Reality (VR) Headset. 2017. Disponível em: https://vr.google.com/cardboard/. Acesso em: 01/07/2023.
GUTIERREZ, N. The ballad of morton heilig: on vr's mythic past. Journal of Cinema and Media Studies, v. 62, n. 3, p. 86-106, 2023. http://doi.org/10.1353/cj.2023.0027.
HAO, J.; YAO, Z.; HARP, K.; GWON, D. Y.; CHEN, Z.; SIU, K.-C. Effects of virtual reality in the early-stage stroke rehabilitation: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Physiotherapy Theory and Practice, p. 1-20, 2022. http://doi.org/10.1080/09593985.2022.2094302.
KAMIŃSKA, D.; SAPIŃSKI, T.; WIAK, S.; TIKK, T.; HAAMER, R.; AVOTS, E.; HELMI, A.; OZCINAR, C.; ANBARJAFARI, G. Virtual reality and its applications in education: survey. Information, v. 10, n. 10, p. 318-338, 2019. http://doi.org/10.3390/info10100318.
KARI, T.; KOSA, M. Acceptance and use of virtual reality games: an extension of hmsam. Virtual Reality, v. 27, n. 3, p. 1585-1605, 2023. http://doi.org/10.1007/s10055-023-00749-4.
LA PLATA, A. R. M.; FRANCO, Pablo A. C.; SÁNCHEZ, J. A. R. Applications of virtual and augmented reality technology to teaching and research in construction and its graphic expression. Sustainability, v. 15, n. 12, p. 9628- 9647, 2023. http://doi.org/10.3390/su15129628.
LEE, S. E.; CHEN, D.; CHIGULLAPALLY, N.; CHUNG, S.; LEE, A. L.; RAMOS, A.; SHRAVAH, V.; RICO, T.; YOUN, M.; NGUYEN, D. The future of virtual feality and deep learning in visual field testing. Emerging Advancements for Virtual and Augmented Reality in Healthcare, p. 233-248, 2022. http://doi.org/10.4018/978-1-7998-8371-5.ch014.
LIAO, C.-H. D.; WU, W.-C. V.; GUNAWAN, V.; CHANG, T.-C. Using an augmented-reality game-based application to enhance language learning and motivation of elementary school EFL students: a comparative study in rural and urban areas. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 33, n. 2, p. 307-319, 2023. http://doi.org/10.1007/s40299-023-00729-x.
LIN, Y.-H.; LIN, H.-C. K.; WANG, T.-H.; WU, C.-H. Integrating the STEAM-6E model with virtual reality instruction: the contribution to motivation, effectiveness, satisfaction, and creativity of learners with diverse cognitive styles. Sustainability, v. 15, n. 7, p. 6269-6286, 2023. http://doi.org/10.3390/su15076269.
MERCHANT, Z.; GOETZ, E. T.; CIFUENTES, L.; KEENEY-KENNICUTT, W.; DAVIS, T. J. Effectiveness of virtual reality-based instruction on students’ learning outcomes in K-12 and higher education: a meta-analysis. Computers & Education, v. 70, p. 29-40, 2014. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.07.033.
MESA-GRESA, P.; GIL-GÓMEZ, H.; LOZANO-QUILIS, J. A.; GIL-GÓMEZ, J. Effectiveness of virtual reality for children and adolescents with autism spectrum disorder: an evidence-based systematic review. Sensors, v. 18, n. 8, p. 2486-2501, 2018. http://doi.org/10.3390/s18082486.
MOGLIA, A.; FERRARI, V.; MORELLI, L.; FERRARI, M.; MOSCA, F.; CUSCHIERI, A. A systematic review of virtual reality simulators for robot-assisted surgery. European Urology, v. 69, n. 6, p. 1065-1080, 2016. http://doi.org/10.1016/j.eururo.2015.09.021.
PETKOV, T.; MITKOVA, M.; SURCHEV, S.; POPOV, S.; TODOROV, M.; SOTIROVA, E.; SOTIROV, S.; BOZOV, H.; MINKOV, M.; TANKOV, I. An application of virtual reality technology in education. 2019 29Th Annual Conference of the European Association for Education in Electrical and Information Engineering (Eaeeie), p. 1-7, 2019. http://doi.org/10.1109/eaeeie46886.2019.9000415.
RADIAH, R.; MÄKELÄ, V.; PRANGE, S.; RODRIGUEZ, S. D.; PIENING, R.; ZHOU, Y.; KÖHLE, K.; PFEUFFER, K.; ABDELRAHMAN, Y.; HOPPE, M. Remote VR Studies: a framework for running virtual reality studies remotely via participant-owned hmds. Acm Transactions on Computer-Human Interaction, v. 28, n. 6, p. 1-36, 2021. http://doi.org/10.1145/3472617.
REHMAN, M. S. U.; ABOUELKHIER, N.; SHAFIQ, M. T. Exploring the effectiveness of immersive virtual reality for project scheduling in construction education. Buildings, v. 13, n. 5, p. 1123-1141, 2023. http://doi.org/10.3390/buildings13051123.
RUIZ, M. Laser cut Google CardBoard. 2014. Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:540474/files. Acesso em: 01/07/2023.
SANTILLAN JR., R. How to make a virtual reality headset. 2016. Disponível em: https://maker.pro/custom/projects/diy-virtual-reality-headset. Acesso em: 01/07/2023.
SOLER, A. H.; NICOLÁS, A. M. B.; MAXIMIANO, R. F.; GALLEGO, S. M. Development of social and environmental competences of teachers in training using sound and visual landscape. Education Sciences, v. 13, n. 6, p. 593-624, 2023. http://doi.org/10.3390/educsci13060593.
THAMPAN, A.; RAZAK, A.; ABHAY, K.; AKASH, R.; MANU, M. Evolution of Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR). International Journal of Research Publication and Reviews, v. 4, n. 4, p. 5449-5454, 2023.
VARINLIOĞLU, G. Understanding virtual reality applications in digital heritage through teos. Megaron / Yıldız Technical University, Faculty of Architecture E-Journal, v. 15, n. 1, p. 161-170, 2020. http://doi.org/10.14744/megaron.2019.85619.
WANG, X.; YOUNG, G. W.; PLECHATÁ, A.; GUCKIN, C. M.; MAKRANSKY, G. Utilizing virtual reality to assist social competence education and social support for children from under-represented backgrounds. Computers & Education, v. 201, p. 104815-10481518, 2023. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2023.104815.
XIA, X.; PAN, Y. Interactive relationships in the future of virtual reality. Lecture Notes in Computer Science, p. 222-230, 2022. http://doi.org/10.1007/978-3-031-21707-4_17.
YUAN, L. Regarding the immersion of VR, what do we need to do to make it better? Highlights in Science, Engineering and Technology, v. 39, p. 121-130, 2023. http://doi.org/10.54097/hset.v39i.6511.
ZHU, Z.; LIU, Z.; ZHANG, Y.; ZHU, L.; HUANG, J.; VILLANUEVA, A. M.; QIAN, X.; PEPPLER, K.; RAMANI, K. LearnIoTVR: an end-to-end virtual reality environment providing authentic learning experiences for internet of things. Proceedings of the 2023 Chi Conference on Human Factors in Computing Systems, n. 447, p. 1-17, 2023. http://doi.org/10.1145/3544548.3581396.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Luís Roberto Cavalcanti da Silva, Thomaz de Souza Nino

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.