Os conceitos da geografia e sua importância para o ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.240756Palabras clave:
conceitos; espaço geográfico; ensino aprendizagem.Resumen
A reflexão apresentada neste artigo trata-se de enfatizar a importância da utilização dos conceitos centrais da Geografia em seu ensino aprendizagem. Propõe-se que as concepções teóricas e metodológicas dos professores de Geografia articule os meios físicos e humanos e suas múltiplas interações na produção do espaço geográfico por meio de seus conceitos centrais como espaço geográfico, território, região, paisagem e lugar. Assim, por meio desses, o aluno deve compreender, entender, e se inserir no mundo, no espaço em que ele vive e pertence e dele participar, construindo seus próprios conhecimentos.
Citas
ALVES, A. P. A. F. & SAHR, C. L. L. Geografia Ensinada -Geografia Vivida? Conceitos e Abordagens para o Ensino Fundamental no Paraná. Revista Discente Expressões Geográficas -UFSC, v. 5, p. 49-60, 2009.
ANDRADE, Manuel Correa de. Territorialidades, Desterritorialidades, Novas Territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, Milton (Org.)Território: Globalização e Fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1993, pp. 213-220.
AMORIN, M. E. de. O trabalho de campo como recurso de ensino em geografia, em unidades de conservação ambiental -o Parque Estadual de Itapuã, 2006. 170f. Dissertação(Mestrado em Geografia) –UFRGS, Porto Alegre, 2006.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. São Paulo: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
CARLOS, A. F. A. O lugar no-do mundo. São Paulo: LABUR, 2007. p. 16-19.
CAVALCANTI.L. de S.Geografia, escola e construção do conhecimento. São Paulo: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, L. de S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVLCANTI, L.S. (Org). Formação de professores: concepções e pratica em geografia Goiânia: Vieira, 2006 p. 27-49.
CAVALCANTI. L. de S.Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito chave de Geografia. In: CASTRO, Iná E. GOMES. Paulo C. da C. e CORRÊA, Roberto L. (Org.). Geografia–Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 15-47.
HAESBAERT, R. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste.Niterói: EdUFF, 1997.
HAESBAERT, R. Da Desterritorialização à Multiterritorialidade.In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA-EGAL, 10, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo-USP, 2005. p. 6774-6792. CD.
LEFEBVRE, H. Reflections on the Politics of Space. Trad. M. Endres, Antipode, 8, 1976.
LISBOA, S. V. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Revista ponto de vista.v. 4, 2007. Disponível em: http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/docs/volume04/importanciaConceitosGeografia.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/Secretaria de Educação Fundamental -Brasília: MEC/SEF, 1999.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC, 1988.
SANTOS, M. P. O espaço humanizado, a paisagem humanizada e algumas reflexões sobre a paisagem em São Paulo no século XVIII e XIX. 2006, 192 f. Tese (Doutorado)–Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
THIESEN. J. S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Revista Geografia Ensino & Pesquisa,v. 15, n.1, jan./abr. 2011. p. 83-94.
VESENTINI, J. W. O Ensino da geografia no século XXI.Campinas: Papirus, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Robson Alves dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.