Os conceitos da geografia e sua importância para o ensino aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.240756Mots-clés :
conceitos; espaço geográfico; ensino aprendizagem.Résumé
A reflexão apresentada neste artigo trata-se de enfatizar a importância da utilização dos conceitos centrais da Geografia em seu ensino aprendizagem. Propõe-se que as concepções teóricas e metodológicas dos professores de Geografia articule os meios físicos e humanos e suas múltiplas interações na produção do espaço geográfico por meio de seus conceitos centrais como espaço geográfico, território, região, paisagem e lugar. Assim, por meio desses, o aluno deve compreender, entender, e se inserir no mundo, no espaço em que ele vive e pertence e dele participar, construindo seus próprios conhecimentos.
Références
ALVES, A. P. A. F. & SAHR, C. L. L. Geografia Ensinada -Geografia Vivida? Conceitos e Abordagens para o Ensino Fundamental no Paraná. Revista Discente Expressões Geográficas -UFSC, v. 5, p. 49-60, 2009.
ANDRADE, Manuel Correa de. Territorialidades, Desterritorialidades, Novas Territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, Milton (Org.)Território: Globalização e Fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1993, pp. 213-220.
AMORIN, M. E. de. O trabalho de campo como recurso de ensino em geografia, em unidades de conservação ambiental -o Parque Estadual de Itapuã, 2006. 170f. Dissertação(Mestrado em Geografia) –UFRGS, Porto Alegre, 2006.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. São Paulo: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
CARLOS, A. F. A. O lugar no-do mundo. São Paulo: LABUR, 2007. p. 16-19.
CAVALCANTI.L. de S.Geografia, escola e construção do conhecimento. São Paulo: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, L. de S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVLCANTI, L.S. (Org). Formação de professores: concepções e pratica em geografia Goiânia: Vieira, 2006 p. 27-49.
CAVALCANTI. L. de S.Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito chave de Geografia. In: CASTRO, Iná E. GOMES. Paulo C. da C. e CORRÊA, Roberto L. (Org.). Geografia–Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 15-47.
HAESBAERT, R. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste.Niterói: EdUFF, 1997.
HAESBAERT, R. Da Desterritorialização à Multiterritorialidade.In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA-EGAL, 10, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo-USP, 2005. p. 6774-6792. CD.
LEFEBVRE, H. Reflections on the Politics of Space. Trad. M. Endres, Antipode, 8, 1976.
LISBOA, S. V. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Revista ponto de vista.v. 4, 2007. Disponível em: http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/docs/volume04/importanciaConceitosGeografia.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/Secretaria de Educação Fundamental -Brasília: MEC/SEF, 1999.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC, 1988.
SANTOS, M. P. O espaço humanizado, a paisagem humanizada e algumas reflexões sobre a paisagem em São Paulo no século XVIII e XIX. 2006, 192 f. Tese (Doutorado)–Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
THIESEN. J. S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Revista Geografia Ensino & Pesquisa,v. 15, n.1, jan./abr. 2011. p. 83-94.
VESENTINI, J. W. O Ensino da geografia no século XXI.Campinas: Papirus, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Robson Alves dos Santos 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.