Os conceitos da geografia e sua importância para o ensino aprendizagem

Autores

  • Robson Alves dos Santos UNIFESSPA
  • Dionel Barbosa Ferreira Junior UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.240756

Palavras-chave:

conceitos; espaço geográfico; ensino aprendizagem.

Resumo

A reflexão apresentada neste artigo trata-se de enfatizar a importância da utilização dos conceitos centrais da Geografia em seu ensino aprendizagem. Propõe-se que as concepções teóricas e metodológicas dos professores de Geografia articule os meios físicos e humanos e suas múltiplas interações na produção do espaço geográfico por meio de seus conceitos centrais como espaço geográfico, território, região, paisagem e lugar. Assim, por meio desses, o aluno deve compreender, entender, e se inserir no mundo, no espaço em que ele vive e pertence e dele participar, construindo seus próprios conhecimentos.

 

 

Biografia do Autor

Robson Alves dos Santos, UNIFESSPA

Professor adjunto na Universidade Federal do Sudeste do Pará - UNIFESSPA/Marabá

Referências

ALVES, A. P. A. F. & SAHR, C. L. L. Geografia Ensinada -Geografia Vivida? Conceitos e Abordagens para o Ensino Fundamental no Paraná. Revista Discente Expressões Geográficas -UFSC, v. 5, p. 49-60, 2009.

ANDRADE, Manuel Correa de. Territorialidades, Desterritorialidades, Novas Territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, Milton (Org.)Território: Globalização e Fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1993, pp. 213-220.

AMORIN, M. E. de. O trabalho de campo como recurso de ensino em geografia, em unidades de conservação ambiental -o Parque Estadual de Itapuã, 2006. 170f. Dissertação(Mestrado em Geografia) –UFRGS, Porto Alegre, 2006.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. São Paulo: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

CARLOS, A. F. A. O lugar no-do mundo. São Paulo: LABUR, 2007. p. 16-19.

CAVALCANTI.L. de S.Geografia, escola e construção do conhecimento. São Paulo: Papirus, 1998.

CAVALCANTI, L. de S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVLCANTI, L.S. (Org). Formação de professores: concepções e pratica em geografia Goiânia: Vieira, 2006 p. 27-49.

CAVALCANTI. L. de S.Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.

CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito chave de Geografia. In: CASTRO, Iná E. GOMES. Paulo C. da C. e CORRÊA, Roberto L. (Org.). Geografia–Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 15-47.

HAESBAERT, R. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste.Niterói: EdUFF, 1997.

HAESBAERT, R. Da Desterritorialização à Multiterritorialidade.In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA-EGAL, 10, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo-USP, 2005. p. 6774-6792. CD.

LEFEBVRE, H. Reflections on the Politics of Space. Trad. M. Endres, Antipode, 8, 1976.

LISBOA, S. V. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Revista ponto de vista.v. 4, 2007. Disponível em: http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/docs/volume04/importanciaConceitosGeografia.pdf

Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/Secretaria de Educação Fundamental -Brasília: MEC/SEF, 1999.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC, 1988.

SANTOS, M. P. O espaço humanizado, a paisagem humanizada e algumas reflexões sobre a paisagem em São Paulo no século XVIII e XIX. 2006, 192 f. Tese (Doutorado)–Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

THIESEN. J. S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Revista Geografia Ensino & Pesquisa,v. 15, n.1, jan./abr. 2011. p. 83-94.

VESENTINI, J. W. O Ensino da geografia no século XXI.Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

25.12.2019

Como Citar

Santos, R. A. dos, & Barbosa Ferreira Junior, D. (2019). Os conceitos da geografia e sua importância para o ensino aprendizagem. Revista De Geografia, 36(3), 1–11. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.240756

Edição

Seção

Artigo Científico