A importância do trabalho de campo em geografia: experiências e percepções dos discentes na disciplina de Geografia Urbana - Unifesspa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.254457

Palavras-chave:

trabalho de campo, processo de ensino-aprendizagem, Geografia

Resumo

O referido estudo tem como motivação inicial as discussões teóricas e práticas promovidas pela disciplina de Geografia Urbana, ofertada no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Essa disciplina teve como objetivo, compreender as bases teóricas do estudo da cidade e do urbano, a fim de permitir uma análise dos processos contemporâneos da dinâmica urbana, destacando como metodologia prática: o Trabalho de Campo, realizado na cidade de Marabá – Pará. O presente artigo reflete uma perspectiva qualitativa e descritiva, subdivida em três momentos: 1) Análise Bibliográfica e Documental; 2) Relato da prática de Campo e 3) Aplicação e Análise dos questionários de opinião, respondidos pelos discentes que participaram do campo. Por meio da prática de campo, espera-se que esta possa contribuir significativamente no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, uma vez que possibilita o desenvolvimento de uma percepção mais crítica para a realidade em que se encontra inserido, compreendendo as relações sociais, políticas e econômicas, que se concretiza e permeia espaço geográfico. Nesse sentido, portanto, o trabalho de campo pode ser compreendido como uma etapa essencial na formação dos discentes em Geografia, ao propiciar as interações dos fenômenos, considerando locus na aproximação e sistematização da teoria-prática, além da sua utilização pelos futuros professores de Geografia na perspectiva da educação básica no ensino escolar, trabalhando desde a perspectiva do lugar, do local ao global.

Biografia do Autor

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista CAPES

Marcus Vinicius Mariano Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Goiás - Goiânia, Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

Referências

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UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). Plano Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia. 2016.

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Publicado

27.04.2023

Como Citar

Ferreira Júnior, D. B., Souza, M. V. M., & Santos, R. A. dos. (2023). A importância do trabalho de campo em geografia: experiências e percepções dos discentes na disciplina de Geografia Urbana - Unifesspa. Revista De Geografia, 40(1), 52–71. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.254457

Edição

Seção

Artigo Científico