A importância do trabalho de campo em geografia: experiências e percepções dos discentes na disciplina de Geografia Urbana - Unifesspa

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.254457

Parole chiave:

trabalho de campo, processo de ensino-aprendizagem, Geografia

Abstract

O referido estudo tem como motivação inicial as discussões teóricas e práticas promovidas pela disciplina de Geografia Urbana, ofertada no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Essa disciplina teve como objetivo, compreender as bases teóricas do estudo da cidade e do urbano, a fim de permitir uma análise dos processos contemporâneos da dinâmica urbana, destacando como metodologia prática: o Trabalho de Campo, realizado na cidade de Marabá – Pará. O presente artigo reflete uma perspectiva qualitativa e descritiva, subdivida em três momentos: 1) Análise Bibliográfica e Documental; 2) Relato da prática de Campo e 3) Aplicação e Análise dos questionários de opinião, respondidos pelos discentes que participaram do campo. Por meio da prática de campo, espera-se que esta possa contribuir significativamente no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, uma vez que possibilita o desenvolvimento de uma percepção mais crítica para a realidade em que se encontra inserido, compreendendo as relações sociais, políticas e econômicas, que se concretiza e permeia espaço geográfico. Nesse sentido, portanto, o trabalho de campo pode ser compreendido como uma etapa essencial na formação dos discentes em Geografia, ao propiciar as interações dos fenômenos, considerando locus na aproximação e sistematização da teoria-prática, além da sua utilização pelos futuros professores de Geografia na perspectiva da educação básica no ensino escolar, trabalhando desde a perspectiva do lugar, do local ao global.

Biografie autore

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista CAPES

Marcus Vinicius Mariano Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Goiás - Goiânia, Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

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UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). Plano Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia. 2016.

Pubblicato

2023-04-27

Come citare

Ferreira Júnior, D. B., Souza, M. V. M., & Santos, R. A. dos. (2023). A importância do trabalho de campo em geografia: experiências e percepções dos discentes na disciplina de Geografia Urbana - Unifesspa. Revista De Geografia, 40(1), 52–71. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.254457

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico