A percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental por meio de desenhos: antes e durante a pandemia de COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249013

Mots-clés :

Percepção ambiental, Água, Desenho infantil, Pandemia

Résumé

A Pandemia da COVID-19 trouxe modificações na forma de viver no ano de 2020, em virtude do isolamento social. As percepções das crianças evoluem ao longo do tempo e a forma como a pandemia as afetou é ainda dúvida no meio acadêmico. O desenho é uma possibilidade de análise da percepção infantil, podendo identificar situações de vida, medos e desejos. Utilizando-se dessa ferramenta de análise o artigo tem como objetivo analisar a percepção ambiental de crianças do ensino fundamental I da cidade de Mossoró-RN, por desenhos produzidos antes e durante a pandemia de COVID-19. Os desenhos foram analisados comparando a produção de cada criança, individualmente, utilizando-se dos escritos de Luquet (1969) e da metodologia Kozel (2018) para a análise dos desenhos. Foi possível perceber que ocorreu uma modificação na forma de representação da água por parte de 64% das crianças participantes. Os elementos mais observados nos desenhos no período pré-pandemia se relacionavam com a ‘utilização da água’, no segundo momento os elementos se diversificaram apresentando aspectos como: naturalismo, idealismo e preservação. Observa-se dessa forma que o isolamento social proporcionou as crianças uma maior afeição ao meio ambiente, representando-o como um lugar idealizado, desejado e preservado.

Bibliographies de l'auteur

Rebecca Micaely Alves Pedrosa, Mestre em geografia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2017). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2020). Tem experiência na área de ensino de geografia com ênfase na análise e percepção ambiental sobre usos da água por meio de desenhos e nuvens de palavras.

Sérgio Luiz Pedrosa Silva, Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande o Norte (UERN)

Doutor em Geografia pela UFPE, (2019),Temas de estudo: Geografia Econômica (aglomerados Produtivos), Mestre em Engº Produção pela UFSC, (2001). Atualmente é professor adjunto iV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis - UERN .Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, planejamento tributário, controle interno e controladoria. Lecionando em Cursos de Graduação e Pós-graduação. Editor da Revista Conhecimento Contábil. Coordenador do II Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UERN).

Márcia Regina Farias da Silva, Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande o Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2009). Pós-Doutorado em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuando junto ao Departamento de Gestão Ambiental (Chefe de Departamento), ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (DGA/FACEM) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais e Humanas (Interdisciplinar - UERN). Possui experiência nas áreas de Geografia e Ecologia, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, Ecologia Aplicada e Humana, Sociedade e Ambiente, Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Planejamento Ambiental. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental, do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais - NESAT e do Grupo de Estudos em Ecologia Humana da Universidade de São Paulo - USP. Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aplicada do DGA/UERN.

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Publiée

2021-04-27

Comment citer

Pedrosa, R. M. A., Silva, S. L. P., & Silva, M. R. F. da. (2021). A percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental por meio de desenhos: antes e durante a pandemia de COVID-19. Revista De Geografia, 38(1), 36–52. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249013

Numéro

Rubrique

Artigo Científico