A percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental por meio de desenhos: antes e durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249013Palavras-chave:
Percepção ambiental, Água, Desenho infantil, PandemiaResumo
A Pandemia da COVID-19 trouxe modificações na forma de viver no ano de 2020, em virtude do isolamento social. As percepções das crianças evoluem ao longo do tempo e a forma como a pandemia as afetou é ainda dúvida no meio acadêmico. O desenho é uma possibilidade de análise da percepção infantil, podendo identificar situações de vida, medos e desejos. Utilizando-se dessa ferramenta de análise o artigo tem como objetivo analisar a percepção ambiental de crianças do ensino fundamental I da cidade de Mossoró-RN, por desenhos produzidos antes e durante a pandemia de COVID-19. Os desenhos foram analisados comparando a produção de cada criança, individualmente, utilizando-se dos escritos de Luquet (1969) e da metodologia Kozel (2018) para a análise dos desenhos. Foi possível perceber que ocorreu uma modificação na forma de representação da água por parte de 64% das crianças participantes. Os elementos mais observados nos desenhos no período pré-pandemia se relacionavam com a ‘utilização da água’, no segundo momento os elementos se diversificaram apresentando aspectos como: naturalismo, idealismo e preservação. Observa-se dessa forma que o isolamento social proporcionou as crianças uma maior afeição ao meio ambiente, representando-o como um lugar idealizado, desejado e preservado.
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