Espaços multiformativos na formação de professores em geografia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264830

Mots-clés :

espaços multiformativos, educação geográfica, formação de professores

Résumé

Os espaços multiformativos se constituem como ambientes variados de aprendizagem que expandem a formação educacional para além da sala de aula, tecendo redes de aprendizagem na formação de professores de Geografia. Mediante a pesquisa bibliográfica, foi possível conceber este conceito pela integração de ambientes de educação formais, informais, comunitários e digitais tendo como objetivo principal da pesquisa compreender como os novos sentidos, movimentos e lugares estão integrados ao processo de ensinar e aprender Geografia. Dessa forma, enquanto resultados elucidamos a importância da reconfiguração epistemológica e pedagógica na perspectiva da prática docente, o papel de destaque que as tecnologias e os multiletramentos digitais ocupam na reconfiguração do Educação. Além disso, a extensão é destacada como ponte mais expressiva entre teoria e prática promovendo uma formação crítica, contextualizada, integral e acessível e que se comunica com os estudantes.

Bibliographies de l'auteur

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE. Coordenador do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP/UFPE).

Matheus Rivail Alves de Araújo Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia (PPGEO/UFPE), Mestre em Geografia (UFPE/PPGEO) e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tâmara Carla Gonçalves Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia no PPGEO/UFPE. Mestre em Geografia e Licenciada em Geografia pela UFPE.

Dafne Vitória da Silva Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia no PPGEO/UFPE. Mestre em Geografia e Licenciada em Geografia pela UFPE.

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Publiée

2024-11-13

Comment citer

Santos, F. K. S. dos, Pereira, M. R. A. de A., Bezerra, T. C. G., & Costa, D. V. da S. (2024). Espaços multiformativos na formação de professores em geografia. Revista De Geografia, 41(4), 140–156. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264830