Educação decolonial e o ensino da sociologia nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPs)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.260495Schlagworte:
sociologia, PALOPs, universidade, decolonialidade, cooperaçãoAbstract
O presente trabalho aponta para alguns dos desafios enfrentados pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) na consolidação da Sociologia como área do conhecimento relevante, seja no âmbito universitário ou escolar. Para isso utilizaremos de algumas das poucas bibliografias sobre a temática, como também entrevistas com docentes e estudantes africanos. Nesses jovens países, a Universidade e essa área do conhecimento são novas e carecem de institucionalidade. A falta de investimento por parte do Estado, a precária estrutura, a dificuldade de cooperação acadêmica e entraves linguísticos dificultam ainda mais o processo. É importante buscar sinergia entre os países, com trocas de experiência e cooperação internacional - inclusive com o Brasil -, e também entre docentes e estudantes na luta pela disciplina.
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