Educação decolonial e o ensino da sociologia nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPs)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.260495

Mots-clés :

sociologia, PALOPs, universidade, decolonialidade, cooperação

Résumé

O presente trabalho aponta para alguns dos desafios enfrentados pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) na consolidação da Sociologia como área do conhecimento relevante, seja no âmbito universitário ou escolar. Para isso utilizaremos de algumas das poucas bibliografias sobre a temática, como também entrevistas com docentes e estudantes africanos. Nesses jovens países, a Universidade e essa área do conhecimento são novas e carecem de institucionalidade. A falta de investimento por parte do Estado, a precária estrutura, a dificuldade de cooperação acadêmica e entraves linguísticos dificultam ainda mais o processo. É importante buscar sinergia entre os países, com trocas de experiência e cooperação internacional - inclusive com o Brasil -, e também entre docentes e estudantes na luta pela disciplina.

Bibliographies de l'auteur

Rodrigo de Souza Pain, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui Graduação (Bacharel e Licenciado) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), Graduação em História (Bacharel e Licenciado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), Especialista (Lato Sensu) em História da África ( Centro de Estudos Afro-Asiáticos - Universidade Cândido Mendes- RJ - 2000) e em História das Relações Internacionais (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - 2004), Mestre em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ -2002), e Doutor em Ciências Sociais, na área de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ - 2007). Atua como pesquisador principalmente com os temas: Angola, Ongs , Desenvolvimento, História da África, Segurança Alimentar, Sociedade Civil, Prática Docente, Sociologia no Ensino Médio e Ciências Sociais no Ensino Fundamental. É professor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do estado do Rio de Janeiro (CAp - UERJ). É escritor de livros didáticos da Editora Moderna

Rodrigo de Assis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduando em Ciências Sociais (UERJ)

Références

ABREU, C. C. B. de. Sociedade civil em Angola: da realidade à utopia. Tese de Doutorado. IUPERJ, UCAM, Rio de Janeiro, 2006.

ARNALDO, A. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain, Luanda, 20 de junho de 2023.

BRASIL. Lei n. 11.684, de 2 de junho de 2008. Inclui Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF: Diário Oficial da União, Brasília, 2008.

CARDOSO, C. “Desenclavar as Ciências Sociais na África lusófona: iniciativa especial do CODESRIA”. In: Revista de Antropologia. Universidade de São Paulo, v.60, n.3, São Paulo, 2017.

CARVALHO, L. M. G. de . “A trajetória histórica da luta pela introdução da Sociologia no Ensino Médio no Brasil”. In: CARVALHO, L. M. Sociologia e Ensino em debate. Ijuí: Editora Unijuí, 2004, pp.17-61.

CIGALES, M.; ENGERROFF, A. M. B. “Uma cartografia do capital social dos pioneiros da Sociologia no Brasil: um estudo sobre os manuais escolares”. In: MAÇAIRA, J. P.; FRAGA, A. B. (Orgs). Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

COSTA, L. M (1997). “A Sociologia em Angola: posições e proposições” in Ngola Revista de Estudos Sociais, Luanda v.1, n.1.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978.

hooks, B. Ensinando a transgredir. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo, 2019.

HOUNTONDJI, P. J. Knowledge of Africa, Knowledge by Africans: Two Perspectives on African Studies. RCCS Annual Review, 2008.

KAJIBANGA, V. “Sociologia em Angola: paradigmas clássicos e tendências actuais”, Revista Angolana de Sociologia, Luanda, n.4, dez. 2009.

LEPECS (Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais/UERJ). Seminário Internacional - Movimento Estudantil em Angola, Brasil e Moçambique. YouTube, 27 de outubro de 2023. Acesso em 08 de novembro de 2023.

LOPES, D. D. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain. Bissau, 02 de junho de 2023.

MANUEL, A. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain, Luanda, 06 de dezembro de 2022.

MENESES, M. P. “As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização”. Perspectiva, Florianópolis, v.34, n.2, maio/agosto, 2016.

MIGNOLO, W. D. - Desobediência epistêmica: a opção decolonial e o significado de identidades em política. In: Cadernos de Letras da UFF. Dossiê Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008.

MORAIS, F. C. “Para um funcionamento da sociedade sociológica angolana: rumo a promoção e desenvolvimento da ciência” In: PAIN, R. de S. (org.) Sociologia e Educação. Múltiplos olhares do Ensino no Brasil e em Angola. Editora Ioles, Boa Vista, 2023.

MUDIMBE, V. The invention of Africa: gnosis, philosophy and the order of knowledge. Bloomington: Indiana University Press, 1988.

ORLET, A. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain. Praia, 10 de dezembro de 2022.

PAIN, R. de S. (org.) Sociologia e Educação. Múltiplos olhares do Ensino no Brasil e em Angola. Editora Ioles, 2023.

SANTOS, B. de S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SILVA, I. L. F. “O ensino das Ciências Sociais/ Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas”. In: SILVA, T. C. Liberdade acadêmica e Ensino Superior em Moçambique. Revista Tensões Mundiais, UECE, Fortaleza, 2018.

Publiée

2024-03-12

Numéro

Rubrique

Artigos