O realismo no modo de representação observacional: Primary, de Robert Drew
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.264036Schlagworte:
Documentário, modo de representação observacional, cinema direto, cinema não-controladoAbstract
O artigo visa analisar o documentário "Primárias: Kennedy e a campanha presidencial de 1960" (Primary, 1960), de Robert Drew, cuja estrutura narrativa originou um modelo de realismo cinematográfico, e ajudou a formular novos conceitos, como o de cinema não-controlado (uncontrolled cinema), capaz de instilar no público percepções de como grupos sociais são audiovisualmente construídos. A metodologia empregada no artigo foi explorada a partir de Pierre Sorlin, cuja proposta é partir de uma análise interna das produções cinematográficas para compreensão da sociedade, tendo como premissa a concepção de que um filme não deve ser tomado como uma duplicação do mundo na tela, mas como uma construção social, ou seja, o resultado de um processo que consiste na (re)criação da “realidade” a partir da seleção (porque alguns objetos e não outros, emprego de trilha sonora, planos e enquadramentos, estilo de montagem, dentre outros recursos estéticos) e reorganização das imagens capturadas pela câmera.
Literaturhinweise
BARNOW, Erik. Documentary, A History of the Non-Fiction Film. New York: Oxford University Press, 2nd Revised Ed., 1993.
BAZIN, André. O Cinema: Ensaios. SP, Brasiliense, 1991.
DA-RIN, Silvio. Espelho Partido, Tradição e Transformação do Documentário. RJ: Azougue, 2004.
DI TELLA, Andrés. O Documentário e Eu. In MOURÃO, Maria Dora e LABAKI, Amir (orgs). O Cinema do Real. SP: Cosac & Naif, 2005.
LABARTHE, André S.; MARCORELLES, Louis. Entretien Avec Robert Drew et Richard Leacock. In: Cahiers du Cinéma, février, 1963, nº 140.
LEACOCK, Richard. For an Uncontrolled Cinema. In: Film Culture. Nº 22-23, Summer 1961. p. 23-25.
LIPSCOMB, James. Film Quarterly. Dec 1964, Vol. 18, Nº. 2: p. 62–63.
MAMBER, Stephen. Cinema Verite in America: Studies in Uncontrolled Documentary. MIT Press, 1976.
MARSOLAIS, Gilles. L’Aventure du Cinéma Direct. Paris, Cinéma Club/Seghers, 1974.
MEKAS, John (Ed.). The Frontiers of Realist Cinema: The Work of Rick Leacock (from an Interview Conducted by Gideon Bachmann). In: Film Culture, Nº 22-23, Summer 1961.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O cinema e a nova psicologia, In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do Cinema: antologia. RJ: Graal: Embrafilmes, 1983, pp.103-117.
NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. SP: Coleção Campo Imagético, Papirus, 2005.
NICHOLS, Bill. La Representación de La Realidad – Cuestiones y Conceptos sobre el Documental. Espanha: Ediciones Paidós Ibérica S. A, Espanha, 1997.
ODIN, Roger. Film documentaire lecture documentarisante. In: ODIN, Roger; LYAN, J.C. Cinémas et réalités. Saint-Etienne: Universidade de Saint-Etienne, 1984, p. 263-277.
PARENTE, André. O Cinema Direto. In: Narrativa e Modernidade, Os Cinemas Não-Narrativos do Pós Guerra. SP: Coleção Campo Imagético, Papirus, 2000.
SALLES, João Moreira. Sobre Senadores que Dormem: A Invenção do Cinema Direto. Encarte que acompanha DVD Primárias, Kennedy e a Campanha Presidencial de 1960. Ano de produção 1960, Direção Robert Drew, Coleção Videofilmes, 2006.
SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda e Outros Escritos. Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008.
SORLIN, Pierre. Sociología del Cine. México: Fondo de Cultura Económica, 1977.
WEBER, Max: Os Três Tipos Puros de Dominação Legítima. In: COHN, Gabriel (org.) Weber. SP, Ática, 7ª Edição, 1999.
WEBER, Max. A Sociologia da Autoridade Carismática. In: Ensaios de Sociologia, 5ª Edição, LTC Editora, 1982.
WINSTON, Brian. A Maldição do Jornalístico na Era Digital. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (orgs). O Cinema do Real. SP: Cosac & Naif, 2005.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: opacidade e transparência. SP: Paz e Terra: 3ª Edição Revista e Ampliada, 2005.
Audiovisuais
Primary (Primárias: Kennedy e a Campanha Presidencial de 1960). Direção: Robert Drew, EUA, ano de produção 1960, Coleção Videofilmes (DVD).
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Jefferson Guedes

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado