O realismo no modo de representação observacional: Primary, de Robert Drew

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.264036

Mots-clés :

Documentário, modo de representação observacional, cinema direto, cinema não-controlado

Résumé

O artigo visa analisar o documentário "Primárias: Kennedy e a campanha presidencial de 1960" (Primary, 1960), de Robert Drew, cuja estrutura narrativa originou um modelo de realismo cinematográfico, e ajudou a formular novos conceitos, como o de cinema não-controlado (uncontrolled cinema), capaz de instilar no público percepções de como grupos sociais são audiovisualmente construídos. A metodologia empregada no artigo foi explorada a partir de Pierre Sorlin, cuja proposta é partir de uma análise interna das produções cinematográficas para compreensão da sociedade, tendo como premissa a concepção de que um filme não deve ser tomado como uma duplicação do mundo na tela, mas como uma construção social, ou seja, o resultado de um processo que consiste na (re)criação da “realidade” a partir da seleção (porque alguns objetos e não outros, emprego de trilha sonora, planos e enquadramentos, estilo de montagem, dentre outros recursos estéticos) e reorganização das imagens capturadas pela câmera.

Biographie de l'auteur-e

Jefferson Guedes, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Doutor, mestre, bacharel e licenciado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em sociologia da cultura e da arte, com ênfase em sociologia cinematográfica. Atualmente é pós-doutorando em sociologia pela USP, realizando pesquisa sobre despertar sexual e neoliberalismo no cinema hollywoodiano da passagem dos anos 60/70 aos anos 80

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Audiovisuais

Primary (Primárias: Kennedy e a Campanha Presidencial de 1960). Direção: Robert Drew, EUA, ano de produção 1960, Coleção Videofilmes (DVD).

Publié-e

2024-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos