ESCOLHA RACIONAL OU DISPOSIÇÕES INCORPORADAS: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores1

Authors

  • Cláudio Martins Nogueira

Abstract

O texto discute os desafios envolvidos na interpretação sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Na primeira parte, são discutidos os principais resultados obtidos pelas pesquisas empíricas nacionais e internacionais sobre o tema, ressaltando que fundamentalmente elas apontam a existência de diferenças significativas no perfil social e escolar dos candidatos aos diferentes cursos, e acentuam a importância dos processos de autosseleção na definição dos estudos superiores. Na segunda parte, o artigo discute os limites e as potencialidades de diferentes referenciais teóricos da Sociologia como instrumentos de interpretação do processo de escolha dos estudos superiores. São consideradas especialmente a perspectiva de Raymond Boudon, principal representante francês das Teorias da Escolha Racional, e a proposta disposicionalista, na qual é incluída a Teoria do Habitus, de Pierre Bourdieu, e a abordagem de Bernard Lahire.


Author Biography

Cláudio Martins Nogueira

Cláudio Marques Martins Nogueira é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, estágio sanduíche sob orientação do professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. É professor adjunto de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Observatório Sociológico Família-escola (OSFE). Atua principalmente nos seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire.

Issue

Section

Artigos