ESCOLHA RACIONAL OU DISPOSIÇÕES INCORPORADAS: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores1
Résumé
O texto discute os desafios envolvidos na interpretação sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Na primeira parte, são discutidos os principais resultados obtidos pelas pesquisas empíricas nacionais e internacionais sobre o tema, ressaltando que fundamentalmente elas apontam a existência de diferenças significativas no perfil social e escolar dos candidatos aos diferentes cursos, e acentuam a importância dos processos de autosseleção na definição dos estudos superiores. Na segunda parte, o artigo discute os limites e as potencialidades de diferentes referenciais teóricos da Sociologia como instrumentos de interpretação do processo de escolha dos estudos superiores. São consideradas especialmente a perspectiva de Raymond Boudon, principal representante francês das Teorias da Escolha Racional, e a proposta disposicionalista, na qual é incluída a Teoria do Habitus, de Pierre Bourdieu, e a abordagem de Bernard Lahire.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado