O trabalho teórico dos cientistas sociais no Terceiro Mundo: a produção do conhecimento nas condições de subdesenvolvimento e capitalismo dependente

Auteurs

  • Diogo Valença de Azevedo Costa Universidade Federal do Recôncavo Bahia

Mots-clés :

trabalho teórico, subdesenvolvimento, capitalismo dependente, terceiro mundo, Florestan Fernandes, Milton Santos

Résumé

As perspectivas críticas de descolonização do pensamento nas ciências sociais são aqui debatidas em termos das condições de produção do conhecimento nos países subdesenvolvidos e de capitalismo dependente do Terceiro Mundo. Para tanto, foram recuperadas as contribuições de Florestan Fernandes e de Milton Santos na sociologia e na geografia, respectivamente. Seus textos, em particular, refletem sobre o papel da teoria no trabalho dos cientistas sociais no Terceiro Mundo e na periferia subdesenvolvida do capitalismo mundial.

Biographie de l'auteur

Diogo Valença de Azevedo Costa, Universidade Federal do Recôncavo Bahia

Diogo Valença de Azevedo Costa é doutor em Sociologia, Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo Bahia (UFRB), realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, setembro de 2013 a fevereiro de 2014) e na Universidade da Basiléia (UNIBAS, Suíça), nesta última instituição como Bolsa Estágio Pós-Doutoral concedida pela Capes (março a agosto de 2014). Email: valencadiogo@hotmail.com

Références

DOMINGUES, J. M. 2006. A sociologia brasileira, a América Latina e a terceira fase da modernidade. In: DOMINGUES, J. M.; MANEIRO, M. (Orgs.). América Latina hoje: conceitos e interpretações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

DUSSEL, E. 2005. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO.

FERNANDES, F. 1976. A sociologia numa era de revolução social. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar.

FERNANDES, F. 1980. A sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes.

FREYER, H. 1944. La sociología, ciencia de la realidad. Buenos Aires: Editorial Losada.

LANDER, E. (Org.) 2005. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO.

MARIÁTEGUI, J. C. 2005. Por um socialismo indo-americano: ensaios escolhidos. Rio de Janeiro: UFRJ.

MARX, K. 2001. O Capital: crítica da economia política. 18. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

MILLS, W. [1959] 2000. The sociological imagination. New York: Oxford University Press.

QUIJANO, A. 1978. Notas sobre o conceito de marginalidade. In: PEREIRA, L. (org.). Populações marginais. São Paulo: Duas Cidades.

QUIJANO, A. 2005. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO.

SANTOS, M. [1971] 2009. O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo. 5. ed. São Paulo: EdUSP.