O trabalho teórico dos cientistas sociais no Terceiro Mundo: a produção do conhecimento nas condições de subdesenvolvimento e capitalismo dependente
Parole chiave:
trabalho teórico, subdesenvolvimento, capitalismo dependente, terceiro mundo, Florestan Fernandes, Milton SantosAbstract
As perspectivas críticas de descolonização do pensamento nas ciências sociais são aqui debatidas em termos das condições de produção do conhecimento nos países subdesenvolvidos e de capitalismo dependente do Terceiro Mundo. Para tanto, foram recuperadas as contribuições de Florestan Fernandes e de Milton Santos na sociologia e na geografia, respectivamente. Seus textos, em particular, refletem sobre o papel da teoria no trabalho dos cientistas sociais no Terceiro Mundo e na periferia subdesenvolvida do capitalismo mundial.
Riferimenti bibliografici
DOMINGUES, J. M. 2006. A sociologia brasileira, a América Latina e a terceira fase da modernidade. In: DOMINGUES, J. M.; MANEIRO, M. (Orgs.). América Latina hoje: conceitos e interpretações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
DUSSEL, E. 2005. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO.
FERNANDES, F. 1976. A sociologia numa era de revolução social. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar.
FERNANDES, F. 1980. A sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes.
FREYER, H. 1944. La sociología, ciencia de la realidad. Buenos Aires: Editorial Losada.
LANDER, E. (Org.) 2005. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO.
MARIÁTEGUI, J. C. 2005. Por um socialismo indo-americano: ensaios escolhidos. Rio de Janeiro: UFRJ.
MARX, K. 2001. O Capital: crítica da economia política. 18. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.
MILLS, W. [1959] 2000. The sociological imagination. New York: Oxford University Press.
QUIJANO, A. 1978. Notas sobre o conceito de marginalidade. In: PEREIRA, L. (org.). Populações marginais. São Paulo: Duas Cidades.
QUIJANO, A. 2005. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO.
SANTOS, M. [1971] 2009. O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo. 5. ed. São Paulo: EdUSP.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado