Os tupinambá e uma nova interpretação da conquista na antropologia de Florestan Fernandes
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2020.249347Palavras-chave:
Florestan Fernandes, Tupinambá, conquista, BrasilResumo
Mariza Peirano (1984) e Eduardo Viveiros de Castro (1999) discutem como Florestan Fernandes promoveu uma verdadeira "rotação de perspectivas" na antropologia brasileira com suas obras "clássicas" e "sistemáticas" sobre a sociedade Tupinambá, "intuindo" muitos caminhos da antropologia hoje no Brasil, especialmente a busca por apreender os mundos indígenas a partir deles mesmos. A partir desses estudos, Florestan Fernandes também pôde explicar algumas das principais reações indígenas à conquista e à colonização portuguesa, iluminando inúmeras questões históricas com relação ao colonialismo no Brasil e propondo uma "nova interpretação da conquista" que se contrapõe à visão dominante, cuja tendência é minimizar a história indígena, promovendo uma sistemática "desindianização" da nossa história. Assim, situamos a antropologia de Florestan Fernandes como uma crítica a essa perspectiva colonial, e um convite ao exercício da "descolonização permanente" do pensamento na América Latina.
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