A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO DISCURSO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rosângela Tenório de Carvalho

Resumo

Este artigo analisa o discurso da qualidade social da Educação Básica no Brasil com base no texto do “Plano de Desenvolvimento da Educação” – PDE (Contexto do Texto). Sob a ótica de estudos de políticas públicas educacionais, utiliza a análise arqueológica do discurso, e privilegia o cenário discursivo institucional e o sistema de diferenciação – temas relevantes e  coexistência discursiva.  Evidencia-se a proximidade dos enunciados da qualidade social da educação na perspectiva da educação republicana em coexistência com elementos do discurso da qualidade total da educação. Por fim, observa que a função enunciativa do discurso da qualidade social da educação opera por meio do regime de colaboração e está associada aos processos de controle e regulação da política educacional no país.


Biografia do Autor

Rosângela Tenório de Carvalho

Rosângela Tenório de Carvalho é doutora em Ciências da Educação (Currículo) pela Universidade Porto (2003). Professora do curso de graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-gradução em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse nas questões relacionadas à diversidade cultural e sua relação com a dinâmica social escolarizada, aos modos de subjetivação por meio de praticas curriculares, as relações de gênero, raça e etnia, geração. Seus estudos e pesquisas vêm focando os rituais de produção dos sujeitos escolarizados. Nos últimos anos participou de pesquisa de avaliação do Plano de Ações Articuladas no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação no Norte e Nordeste.

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