EMIGRAÇÃO INTERNACIONAL NO NORDESTE: INDICAÇÕES DE UM PROCESSO METROPOLIZADO E FEMINIZADO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241064Palavras-chave:
nordeste brasileiro, emigração internacional, áreas metropolitanas, gêneroResumo
Aborda-se a participação do nordeste brasileiro na emigração internacional brasileira. O assunto é pouco estudado diante da forte presença desta região nas migrações internas, fato que justifica a proposta. Para tal são utilizados dados quantitativos produzidos pelo IBGE, oriundos principalmente do recenseamento demográfico de 2010, que pela primeira vez incluiu o quesito emigração. Traça-se a distribuição espacial da emigração no Brasil e no nordeste, identifica-se suas principais grandes regiões e países de destino e analisa-se a interferência da variável “sexo” na configuração espacial do fenômeno. Os resultados ratificam a pouca expressividade da emigração na região, mas demonstram sua concentração nas áreas metropolitanas, sugerindo que os emigrantes saem sobretudo das áreas mais ricas e interconectadas às dinâmicas globais no nordeste. Além disso, há forte feminização da emigração nordestina, superior à brasileira, o que pode se relacionar com a presença de uma sociedade marcada pelo tradicionalismo e patriarcalismo. Evidencia-se, também que as mulheres e os homens têm preferências distintas quanto ao destino, fato que pode ser vincular à distintas condições e oportunidades oferecidas segundo o gênero e especificidades no uso do território. Espera-se com isso estimular novas reflexões que aprofundem o conhecimento sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.