DEFICIÊNCIAS E DESAFIOS DO PLANEJAMENTO TERRITORIAL DE ÁREAS RURAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241066Palavras-chave:
Plano Diretor Municipal, Política Ambiental, Instrumentos, IntegraçãoResumo
É necessário que as áreas rurais sejam pensadas e planejadas de forma integrada às áreas urbanas, uma vez que há uma relação de trocas de matéria e energia constante entre elas e que as tornam dependentes uma da outra. Entretanto, esta ainda aparenta ser uma prática deficiente em boa parte dos municípios brasileiros. Este trabalho busca identificar as deficiências e desafios quanto ao planejamento territorial de áreas rurais no Brasil e dar contribuições ao debate. É dada atenção ao Plano Diretor municipal como instrumento de planejamento territorial e à sua esperada relação com o rural e com instrumentos de planejamento ambiental. Constata-se uma distancia entre a teoria e a prática, ainda que haja instrumentos para tal, indicando a necessidade de maior integração entre estes, entre as escalas e recortes de trabalho, e entre as perspectivas de planejamento urbana e ambiental, reforçando a importância da visão regional neste processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.