Desafios para o ensino de geografia nas escolas rurais e urbanas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.250305Palavras-chave:
Ensino de geografia, Rural, UrbanoResumo
O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise do ensino de geografia nas escolas rural e urbana, tendo como campo duas escolas do município de Feira Nova, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, ambas públicas e municipais. Tem como objetivo entender os desafios enfrentados pelos diversos sujeitos dos espaços escolares, como alunos, professores e gestão no que diz respeito ao ensino de geografia. O método de pesquisa utilizado para o desenvolvimento deste trabalho foi o exploratório, tendo como base uma abordagem qualitativa dos dados. Os procedimentos utilizados foram, realização de entrevistas com os professores, assim como observação de aulas, para identificar os maiores desafios enfrentados. Com a análise dos dados foi constatada uma real deficiência no ensino de geografia, seja pela falta de formação continuada e específica para os professores, seja por falta de estrutura da escola, o que afeta diretamente a relação de ensino-aprendizagem que deve ser construída com o aluno. Sendo assim, as diferenciações entre o ensino de geografia nos dois ambientes de ensino, que deveriam ser evidentes, acabam por serem quase imperceptíveis, acarretando diversos problemas na formação dos alunos através de um ensino de geografia generalizado e muitas vezes alheio a realidade dos discentes.
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