Desafios para o ensino de geografia nas escolas rurais e urbanas

Autores

  • Juliana Andrade da Silva Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte
  • Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.250305

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Rural, Urbano

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise do ensino de geografia nas escolas rural e urbana, tendo como campo duas escolas do município de Feira Nova, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, ambas públicas e municipais. Tem como objetivo entender os desafios enfrentados pelos diversos sujeitos dos espaços escolares, como alunos, professores e gestão no que diz respeito ao ensino de geografia. O método de pesquisa utilizado para o desenvolvimento deste trabalho foi o exploratório, tendo como base uma abordagem qualitativa dos dados. Os procedimentos utilizados foram, realização de entrevistas com os professores, assim como observação de aulas, para identificar os maiores desafios enfrentados. Com a análise dos dados foi constatada uma real deficiência no ensino de geografia, seja pela falta de formação continuada e específica para os professores, seja por falta de estrutura da escola, o que afeta diretamente a relação de ensino-aprendizagem que deve ser construída com o aluno. Sendo assim, as diferenciações entre o ensino de geografia nos dois ambientes de ensino, que deveriam ser evidentes, acabam por serem quase imperceptíveis, acarretando diversos problemas na formação dos alunos através de um ensino de geografia generalizado e muitas vezes alheio a realidade dos discentes.

Biografia do Autor

Juliana Andrade da Silva, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Graduada em Licenciatura em georafia pela Universidade de Pernambuco. Especialista em Metodologia do ensino de georafia pela Faculdade de Educaçao Sao Luis. Trabalha com temas voltados para a educaçao georafica e o ensino de georafia.

Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim, Universidade de Pernambuco (UPE)

Geógrafa. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2004), Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas áreas de Geografia, Educação, Meio Ambiente, Pedagogia e Turismo. Experiência na área de Avaliação de Impacto Ambiental, como Analista Ambiental - Geógrafa. Experiência na área de Formação de Professores. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco no curso de Licenciatura em Geografia - Campus Mata Norte.

 

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

da Silva, J. A., & da Rocha Serafim, A. R. M. D. B. (2022). Desafios para o ensino de geografia nas escolas rurais e urbanas. Revista Rural & Urbano, 7(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.250305

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