A Região Nordeste em livros didáticos de Geografia do 7º ano: alguns apontamentos.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255747Palavras-chave:
Região Nordeste, livro didático, conteúdos, Geografia.Resumo
O presente trabalho objetiva analisar como a Região Nordeste aparece em livros didáticos de Geografia. Para tanto, realizou-se a análise de dois livros didáticos do 7º ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD de 2018, sendo eles: “Geografia: território e sociedade”, da Editora Saraiva, e “Geração Alpha Geografia”, da Editora SM. A metodologia adotada é a qualitativa, do tipo estudo de caso. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que alguns estados nordestinos, como Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Paraíba, aparecem muito pouco nos livros didáticos, ou até alguns desses, como Sergipe, não chega a ter nenhuma representação. Ademais, por outro lado, o professor de Geografia precisa pensar em possibilidades para trabalhar os conteúdos na Educação Básica, entre eles o Nordeste, considerando o vivido pelos estudantes, pois o educador que apenas se detém ao livro didático como única estratégia para desenvolver o processo de aprendizagem dos discentes tende a tornar a disciplina desestimulante para os alunos.
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ANDRADE, M. C. de. Estado, capital e Industrialização do Nordeste. São Paulo: Zahar, 1981.
ANDRADE, M. C. de. A Terra e o homem no Nordeste. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1986.
ANDRADE, M. C. de. A questão do território no Brasil. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.
ARAÚJO, T. B. de. Herança de diferenciação e futuro de fragmentação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 29, p. 7-36, 1997. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8971. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 mar. 2021.
CARVALHO, C. P. de. O. O desenvolvimento da Região Nordeste nos anos pós-sudene (2000-2016). Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD, Curitiba, v. 39, n. 134, 2018. Disponível em: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/987. Acesso em: 15 abr. 2022.
CASTRO, I. C. Seca versus seca. Novos interesses, novos territórios e novos discursos no Nordeste brasileiro. In: CASTRO, I. C. et al. (orgs.) Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.
COHN, A. Crise regional e planejamento. São Paulo: Perspectiva & Secretaria da Cultura, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1976.
COPATTI, C; ANDREIS, A. M; ZUANAZZI, L. C. C. Olhares ao programa nacional do livro e do material didático: relações entre estado, mercado editorial e os livros na escola. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, v. 14, n. 27, p. 1-35, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/revistappp/article/download/5795/3695. Acesso em: 14 maio 2022.
CUNHA, L. A. G. Sobre o conceito de região. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, p. 39-56, 2000. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/157/92. Acesso em: 24 jul. 2021.
GIROTTO, E. D. Ensino de geografia e raciocínio geográfico: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 9, p. 71-86, jan./jun., 2015. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/144. Acesso em: 3 abr. 2022.
HAESBAERT, R. da. C. Região, Diversidade Territorial e Globalização. GEOgraphia, Niterói, v. 1, n. 1, p. 15-39, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328519929_Regiao_Diversidade_Territorial_e_Globalizacao. Acesso em: 20 maio 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LUCCI, E. A. Geografia: território e sociedade. 7º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
MANFIO, V; BALSSAN, J. B. Geografia escolar: práticas pedagógicas e o ensino-aprendizagem do conteúdo de regiões brasileiras. Geographia Opportuno Tempore, Londrina, v. 1, p. 68-84, jul./dez. 2014. Número Especial. Disponível em: http://lab.cua.ufmt.br/lepega/file/2017/07/o-ensino-de-geografia-e-as-regi%C3%B5es-brasileiras.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
MUNIZ, C. R. A leitura de identidade nordestina no livro didático: um exemplo de prática excludente de ensino. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 42-55, 2007. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1530/1379. Acesso em: 23 maio 2022.
NASCIMENTO, J. N; LIMA, F. E. de. S. O Nordeste brasileiro no ensino de geografia: uma análise a partir do livro didático do ensino médio. Revista GeoInterações, Assú, v. 5, n. 2, p. 2-19, jul./dez. 2021. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/3230/2971. Acesso em: 14 maio 2022.
PAIVA, E. F. História e imagens. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SAMPAIO, F. dos. S. Geração Alpha Geografia. 7º ano. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018.
SANTOS, R. R. O; SANTOS, J. M. dos. O Nordeste nas páginas dos livros didáticos. Revista Com Sertões, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-18, 2017. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/3701. Acesso em: 10 jun. 2022.
SERRANO, V. M. J; MATOS, M. A. de. Nordeste, mito ou realidade? A geografia do Nordeste no livro didático de 6º série. [199-?]. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal6/Ensenanzadelageografia/Metodologiaparalaensenanza/670.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.
TAMANINI, P. A; SILVA, E. D. R. da. O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 317-337, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317. Acesso em: 17 abr. 2022.
VERDUM, R. et al. Desertificação: Questionando as bases conceituais, escalas de análise e consequências. GEOgraphia, Niterói, v. 3, n. 6, p. 83-91, 21 set. 2009. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13413. Acesso em: 2 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anderson Felipe Leite dos Santos, Rafaella Larissa Gomes da Silva, Marcos Antonio Vieira Dias, Húrbio Rodrigues de Oliveira Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.