Etnografia digital do ensino híbrido na educação rural da zona canavieira da mata sul de Pernambuco

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.260474

Mots-clés :

ensino h´íbrido, educação rural, pandemia da covid, geografia humana, estudo do cotidiano

Résumé

O presente estudo objetiva discutir os sentidos que constituem os espaços híbridos de aprendizagem no cotidiano de estudantes rurais no Município de Joaquim Nabuco (PE). Este trabalho inspirou-se na Geografia Agrária e nos princípios da Antropologia Digital. Aplicou-se técnicas de etnografia digital para entender as relações entre a aprendizagem, as atividades cotidianas, as relações interpessoais e afetivas vivenciadas no modelo de aprendizagem híbrida. Os resultados mostram que os estudantes possuem uma dinâmica de vida fortemente relacionada ao trabalho e ao seio familiar. As evidências guiam o design de futuros artefatos e ambientes de aprendizagem que fazem sentido as reais necessidades deste público.

Bibliographies de l'auteur-e

Guilherme José Ferreira de Araujo, Universidade de Pernambuco

Professor do Colegiado de Geografia da UPE. Licenciado em geografia - UFPE e Uni-Marburg (Alemanha). Mestrado em desenvolvimento e meio ambiente - UFPE. Doutorado em geografia UFPE e UIBK (Áustria). P´ós-doutorado em Ciências Cognitivas e Tecnologias Educacionais.  

 

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Centro de Informática da UFPE. Doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes).

Thaisa Francis César Sampaio Sarmento, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFAL. Doutora em Design - UFPE.

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Publié-e

2023-12-27

Comment citer

Araujo, G. J. F. de, Gomes, A. S., & Sarmento, T. . F. C. S. (2023). Etnografia digital do ensino híbrido na educação rural da zona canavieira da mata sul de Pernambuco. Revista Rural & Urbano, 8(2), 39–62. https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.260474

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