Etnografia digital do ensino híbrido na educação rural da zona canavieira da mata sul de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.260474Parole chiave:
ensino h´íbrido, educação rural, pandemia da covid, geografia humana, estudo do cotidianoAbstract
O presente estudo objetiva discutir os sentidos que constituem os espaços híbridos de aprendizagem no cotidiano de estudantes rurais no Município de Joaquim Nabuco (PE). Este trabalho inspirou-se na Geografia Agrária e nos princípios da Antropologia Digital. Aplicou-se técnicas de etnografia digital para entender as relações entre a aprendizagem, as atividades cotidianas, as relações interpessoais e afetivas vivenciadas no modelo de aprendizagem híbrida. Os resultados mostram que os estudantes possuem uma dinâmica de vida fortemente relacionada ao trabalho e ao seio familiar. As evidências guiam o design de futuros artefatos e ambientes de aprendizagem que fazem sentido as reais necessidades deste público.
Riferimenti bibliografici
ABRAMOVAY, Ricardo et al. Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios. Brasília: Unesco, 1998.
ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues; RODRIGUES, Marcela Pereira Mendes. Escolas do campo e infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. In: Educação em Revista. Belo Horizonte. vol. 36. Nov, 2020.
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. São Paulo: Cortez, 2011.
CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 439-446.
DEWEY, John. My Pedagogic Creed. School Journal. 1897. 54(3), 77–80.
GUNN, Wendy; OTTO, Ton; SMITH, Rachel Charlotte. Design Anthropology: theory and practice. Bloomsburry. London, New Delhi, New York, Sidney, 2013.
HALSEY, J. Independet review into regional, rural and remote education: final report. Flinders University. 2018. Disponível em: https://apo.org.au/sites/default/files/resource-files/2018-04/apo-nid141326.pdf. Acesso em: 16/12/2023.
HJORTH, Larissa, PINK, Sarah. New visualities and the digital wayfarer/ Reconceptualizing camera phone photography and locative media. Mobile Media & Communication, 2(1), 2014. 40-57.
HORST, Heather, SINANAN, Jolynna, HJORTH, Larissa. Storing and Sharing: everyday relationships with digital material. In: New media & society. Vol. 23(4). p. 657-671. SAGE, 2020.
HUDSON, Sue et al. An exploration of preservice teachers’ readiness for teaching rural and remote schools. In: Australian and international jornal of rural education. Vol. 30(3). 2000. Disponível em: https://journal.spera.asn.au/index.php/AIJRE/article/view/280 Acesso em: 16/12/2023.
IBGE. Censo demográfico 2000: migração e deslocamento. Rio de Janeiro, 2003.
INGOLD, Tim. Anthropology and/as education. Abingdon: Routledge, 2018.
KUMAR, Anuj et al. An exploratory study of unsupervised mobile learning in rural India. In: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 743-752). 2010.
LUTHER, Alessandra; GERHARDT, Tatiana Engel. Educação obrigatória, êxodo rural, e fechamento das escolas do campo no Brasil. In: Saberes da Amazônia. Porto Velho. vol. 3. n. 7. Jul-dez 2018. p. 281-310.
MASSEY, Doreen. For Space. London: Sage, 2005.
MUTAMBARA, David; BAYAGA, Anass. Determinants of mobile learning acceptance for STEM education in rural areas. Computers & Education. 160, 104010. 2021.
NESTEL, Debra et al. Evaluation of mobile learning: students’ experience in a new rural-based medical school. BMC Medical Education 10:57, 2010. Disponível em: http://www.biomedcentral.com/1472-6920/10/57. Acesso em: 16/12/2023.
PEREIRA, Caroline Nascimento; CASTRO, César Nunes. Educação: contraste entre o meio urbano e o meio rural no Brasil. Boletim regional urbano e ambiental. Ipea. 21, p. 63-74. jul-dez, 2019.
PIMMER, Christoph. et al. Informal mobile learning in nurse education and practice in remote areas – A case study from rural South Africa. Nurse Education Today. V. 34. Ed. 11. P. 1398 – 1404. November, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24745478/. Acesso em: 16/12/2023.
PINK, Sarah et al. Digital ethnography: principles and practice. SAGE Publications Ltd. London, 2016.
PINK, Sarah; MACKLEY, Kerstin Leder. Saturated and situated: expanding the meaning of media in the routines of everyday life. In: Media, culture & society. 35(6) 677-691. 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0163443713491298. Acesso em: 16/12/2023.
PINK, Sarah; SALAZAR, Juan Francisco. Anthropologies and futures: Setting the agenda. In: SALAZAR, J.F.; PINK, S.; IRVING, A.; &
SJÖBERG, J.. Anthropologies and futures: Researching Emerging and Uncertain Worlds. Routledge, 2020, p. 3-22.
PUNTEL, J. A.; PAIVA, C. A. N.; RAMOS, M. P.. Situação e perspectivas dos jovens rurais no campo. In: Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos. Ipea. 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area3/area3-artigo20.pdf. Acesso em: 16/12/2023.
RIBEIRO, M. Educação rural. In: CALDART, Roseli Salete et al. Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 293-298.
RITTELA, Giuseppe; LOPERFIDO Feldia Fedela. Students’ self-organization of the learning environment during a blended knowledge creation course. In: Education sciences. 11. 580. 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/10/580. Acesso em: 16/12/2023.
SARMENTO, Thaisa Sampaio; GOMES, Alex Sandro; MOREIRA, Fernando. Classroom adaptations for blended learning practices. In: Teem’18: Proceedings of the Sixth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Outubro 24-26, Salamanca, Espanha, 2018, p. 723-728.
SARMENTO, Thaisa Sampaio; VILLAROUCO, Vilma; GOMES, Alex Sandro. Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning. In: Ambiente Construído. Porto Alegre, v. 20, n. 1, 2020, p. 365-390. jan./mar.
SINHA, C. Effect of mobile telephony on empowering rural communities in Developing Countries. In: International Research Foundation for Development (IRFD). Conference on digital divide, Global Development and the Information Society. November 14-16, 2005.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Guilherme José Ferreira de Araujo, Alex Sandro Gomes, Thaisa Francis César Sampaio Sarmento

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.