Etnografia digital do ensino híbrido na educação rural da zona canavieira da mata sul de Pernambuco

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.260474

Parole chiave:

ensino h´íbrido, educação rural, pandemia da covid, geografia humana, estudo do cotidiano

Abstract

O presente estudo objetiva discutir os sentidos que constituem os espaços híbridos de aprendizagem no cotidiano de estudantes rurais no Município de Joaquim Nabuco (PE). Este trabalho inspirou-se na Geografia Agrária e nos princípios da Antropologia Digital. Aplicou-se técnicas de etnografia digital para entender as relações entre a aprendizagem, as atividades cotidianas, as relações interpessoais e afetivas vivenciadas no modelo de aprendizagem híbrida. Os resultados mostram que os estudantes possuem uma dinâmica de vida fortemente relacionada ao trabalho e ao seio familiar. As evidências guiam o design de futuros artefatos e ambientes de aprendizagem que fazem sentido as reais necessidades deste público.

Biografie autore

Guilherme José Ferreira de Araujo, Universidade de Pernambuco

Professor do Colegiado de Geografia da UPE. Licenciado em geografia - UFPE e Uni-Marburg (Alemanha). Mestrado em desenvolvimento e meio ambiente - UFPE. Doutorado em geografia UFPE e UIBK (Áustria). P´ós-doutorado em Ciências Cognitivas e Tecnologias Educacionais.  

 

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Centro de Informática da UFPE. Doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes).

Thaisa Francis César Sampaio Sarmento, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFAL. Doutora em Design - UFPE.

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Pubblicato

2023-12-27

Come citare

Araujo, G. J. F. de, Gomes, A. S., & Sarmento, T. . F. C. S. (2023). Etnografia digital do ensino híbrido na educação rural da zona canavieira da mata sul de Pernambuco. Revista Rural & Urbano, 8(2), 39–62. https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.260474

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