IDEIAS MATEMÁTICAS ORIGINÁRIAS DA ÁFRICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

Paulus Gerdes

Resumo


O artigo apresenta algumas reflexões sobre a possível incorporação de idéias matemáticas originárias da África na educação matemática no Brasil. Informa e interroga sobre algumas atividades em curso, tais como o Projeto “Brasil-África: Histórias Cruzadas”, uma parceria do Ministério da Educação e da UNESCO e sobre a disciplina “Exploração de aspectos matemáticos de culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação matemática” lecionada no primeiro semestre de 2011 na Universidade de São Paulo.

 


Palavras-chave


Educação Matemática, Brasil, África, Etnomatemática, História da Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51539/2448-0215.2012.22335

 

A revista utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ