IDEIAS MATEMÁTICAS ORIGINÁRIAS DA ÁFRICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

Paulus Gerdes

Resumo


O artigo apresenta algumas reflexões sobre a possível incorporação de idéias matemáticas originárias da África na educação matemática no Brasil. Informa e interroga sobre algumas atividades em curso, tais como o Projeto “Brasil-África: Histórias Cruzadas”, uma parceria do Ministério da Educação e da UNESCO e sobre a disciplina “Exploração de aspectos matemáticos de culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação matemática” lecionada no primeiro semestre de 2011 na Universidade de São Paulo.

 


Palavras-chave


Educação Matemática, Brasil, África, Etnomatemática, História da Matemática

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ