O TRABALHO PEDAGÓGICO COM RECURSO AO B-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Neste artigo apresentam-se os resultados de um estudo realizado com o objetivo de compreender as razões do recurso às plataformas LMS e os efeitos gerados na docência. Os dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a um grupo de professores que receberam o prémio “Excelência e-learning U.P” e foram interpretados pela técnica da análise de conteúdo. Esses dados, cruzados com o referencial teórico, permitiram estabelecer as seguintes categorias: (1) A prática pedagógica e o recurso ao b-learning; (2) Modos de trabalho pedagógico com recurso ao b-learning; (3) O papel do b-learning na promoção do sucesso educativo e na configuração de comunidades de aprendizagem. As conclusões apontam para que este recurso tem deixado de constituir um simples repositório de material didático e tem vindo a gerar mudanças nas práticas pedagógicas no sentido de uma maior bidirecionalidade e comunicação mais pessoal e individualizada com os estudantes. Os resultados apontam ainda para efeitos de aproximação aos pressupostos que suportam o paradigma de ensino e de aprendizagem proclamados pelo Processo de Bolonha.
Palavras-chave: Ensino Superior, b-learning, pedagogia universitária.
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