O TRABALHO PEDAGÓGICO COM RECURSO AO B-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR
Resumen
Neste artigo apresentam-se os resultados de um estudo realizado com o objetivo de compreender as razões do recurso às plataformas LMS e os efeitos gerados na docência. Os dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a um grupo de professores que receberam o prémio “Excelência e-learning U.P” e foram interpretados pela técnica da análise de conteúdo. Esses dados, cruzados com o referencial teórico, permitiram estabelecer as seguintes categorias: (1) A prática pedagógica e o recurso ao b-learning; (2) Modos de trabalho pedagógico com recurso ao b-learning; (3) O papel do b-learning na promoção do sucesso educativo e na configuração de comunidades de aprendizagem. As conclusões apontam para que este recurso tem deixado de constituir um simples repositório de material didático e tem vindo a gerar mudanças nas práticas pedagógicas no sentido de uma maior bidirecionalidade e comunicação mais pessoal e individualizada com os estudantes. Os resultados apontam ainda para efeitos de aproximação aos pressupostos que suportam o paradigma de ensino e de aprendizagem proclamados pelo Processo de Bolonha.
Palavras-chave: Ensino Superior, b-learning, pedagogia universitária.
Citas
ALLY, Mohamed. Foundations of educational theory for online learning. In: ANDERSON, Terry; ELLOUMI, Fathi. (Eds.). Theory and practice of online learning. Athabasca: Athabasca University, 2004. p. 3-31.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BONK, Curtis; REYNOLDS, Thomas. Learner-centered web instruction for higher-order thinking, teamwork, and apprenticeship. In: KHAN, Badrul Huda (Ed.). Web-based instruction. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology Publications, 1997. p. 167-178.
CARVALHO, Ana Amélia. Indicadores de qualidade de sites educativos.
Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Ministério da Educação, Lisboa, n. 2, p. 55-78, 2006.
DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
GARRISON, Randy; KANUKA, Heather. Blended learning: uncovering its transformative potential in higher education. The Internet and Higher Education, Elsevier, v. 7, n. 2, p. 95-105, fev. 2004.
GARRISON, Randy; ANDERSON, Terry. E-learning in the 21st Century. London: RoutledgeFalmer, 2003.
HARASIM, Linda. On-line education: a new domain. 1990. Disponível em: <http://www.bdp.it/rete/im/harasim1.htm>. Acesso em: 20.04.2009.
LEITE, Carlinda; LIMA, Lurdes; MONTEIRO, Angélica. O trabalho pedagógico no ensino superior: um olhar a partir do prémio em e-learning na Universidade do Porto. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, 28, p. 71-91, 2009.
MILLER, R. Philosophies of learning communities. 2000. Disponível em: <http://www.creatinglearningcommunities.org/book/roots/miller4.htm>. Acesso em: 27 ago. 2008.
MIRANDA, Guilhermina. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo, Lisboa, n. 3, p. 41-50, mai./ago. 2007.
PALLOF, Rena; PRATT, Keith. Lessons from the cyberspace classroom: the realities of online teaching. San Francisco: Jossey Bass, 2001.
SELWYN, Neil. O uso das tic na educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 815-850, out. 2008.
SIMÃO, José Veiga; SANTOS, Sérgio; COSTA, António. Ambição para a excelência: a oportunidade de Bolonha. Lisboa: Gradiva, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
