A AULA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA

Autores

  • Telma de Santa Clara Cordeiro Centro de Educação (CE) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Inovação, Aula universitária, Prática pedagógica

Resumo

Este texto socializa ideias que vimos sistematizando acerca da inovação, no contexto da aula universitária, cuja origem é o projeto de pesquisa que desenvolvemos no doutorado, em 2006. A construção do objeto de estudo levou à ideia de que inovação adquire sentidos diversos na aula universitária, conforme o estatuto que possui determinado campo do conhecimento e o contexto em se realiza. A compreensão de inovação poderá estar relacionada ao uso de tecnologias, cujo pretexto é a modernização do ensino, revelando a face criativa-conservadora da inovação, ao modificar elementos da prática e continuar respaldada na lógica da racionalidade técnico-instrumental.  Numa outra compreensão, a inovação não se revelaria nas expressões aparentes da prática, mas num processo de construção/desconstrução/reconstrução de formas de pensar e atuar; de visão de mundo, concepção de conhecimento e postura diante do outro. O que revela a face criativa-transformadora da inovação da aula universitária.

 

Referências

BRASIL, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Revista Brasileira de Inovação, vol.1 n. 2, 236p. jul./dez., RJ: FINEP, 2002.

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1982.

CASTANHO, Maria Eugênia. Professores e Inovações. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000. p.77.

CORDEIRO, Telma. A aula universitária, espaço de múltiplas relações, interações, influências e referências. In: Anais do XIII ENDIPE. CD-ROM. Recife: UFPE, 2006. p. 154.

CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GENTILI, Pablo (Org.). Universidade na penumbra: neoliberalismo e reestruturação universitária. São Paulo: Cortez, 2001.

GOMES, Alfredo. Política de Avaliação da Educação Superior: controle e massificação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 275-298, setembro, 2002.

LEITE, Denise. Inovação e rupturas paradigmáticas: a centralidade do conhecimento na pedagogia universitária. In: Anais do IX ENDIPE – Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula. Águas de Lindóia, São Paulo, 1998. p. 309.

MARTINEZ, Sílvia. Lições do passado que ressignificam o presenteou pela reafirmação na Didática do ensino superior. In: Anais da 24ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, MG, 2001.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 3. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

PIMENTA, Selma: ANASTASIOU, Léa. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Boaventura. Pela mão de Alice: o social e o político na pós- modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

_______. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SILVA, Edileuza. A aula no contexto histórico. In: VEIGA, Ilma (Org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008. cap. 1, p. 15-42.

TRINDADE, Hélgio (Org.) Universidade em ruínas: na república dos professores. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua