A AULA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA

Telma de Santa Clara Cordeiro

Resumo


Este texto socializa ideias que vimos sistematizando acerca da inovação, no contexto da aula universitária, cuja origem é o projeto de pesquisa que desenvolvemos no doutorado, em 2006. A construção do objeto de estudo levou à ideia de que inovação adquire sentidos diversos na aula universitária, conforme o estatuto que possui determinado campo do conhecimento e o contexto em se realiza. A compreensão de inovação poderá estar relacionada ao uso de tecnologias, cujo pretexto é a modernização do ensino, revelando a face criativa-conservadora da inovação, ao modificar elementos da prática e continuar respaldada na lógica da racionalidade técnico-instrumental.  Numa outra compreensão, a inovação não se revelaria nas expressões aparentes da prática, mas num processo de construção/desconstrução/reconstrução de formas de pensar e atuar; de visão de mundo, concepção de conhecimento e postura diante do outro. O que revela a face criativa-transformadora da inovação da aula universitária.

 


Palavras-chave


Inovação, Aula universitária, Prática pedagógica

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ