A AULA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA

Telma Santa Clara Cordeiro

Resumo


RESUMO

Este texto socializa ideias que vimos sistematizando acerca da inovação, no contexto da aula universitária, cuja origem é o projeto de pesquisa que desenvolvemos no doutorado, em 2006. A construção do objeto de estudo levou à ideia de que inovação adquire sentidos diversos na aula universitária, conforme o estatuto que possui determinado campo do conhecimento e o contexto em se realiza. A compreensão de inovação poderá estar relacionada ao uso de tecnologias, cujo pretexto é a modernização do ensino, revelando a face criativa-conservadora da inovação, ao modificar elementos da prática e continuar respaldada na lógica da racionalidade técnico-instrumental.  Numa outra compreensão, a inovação não se revelaria nas expressões aparentes da prática, mas num processo de construção/desconstrução/reconstrução de formas de pensar e atuar; de visão de mundo, concepção de conhecimento e postura diante do outro. O que revela a face criativa-transformadora da inovação da aula universitária.

Palavras Chave: inovação; aula universitária; prática pedagógica.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)